Campanhas

Campanha para a Evangelização 2021

Publicado em 29 de setembro de 2021 - 13:56:27

Ide, a serviço da caridade! Ide, a serviço da comunidade! Ide, a serviço da Palavra! Ide! Ide, sem medo de servir!

“Ide, sem medo, para servir” é o tema da Campanha para a Evangelização 2021 cujo hino (refrão acima) foi divulgado, oficialmente, nesta quarta-feira, 29 de setembro (ouça na íntegra abaixo).

De autoria do padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB, e do seminarista Geovanne Ferreira, a letra do hino da Campanha para a Evangelização 2021 aborda a evangelização como uma forma de tornar o Reino de Deus presente no mundo e destaca, em seu refrão, o chamado a ir à serviço da Caridade, da Comunidade e da Palavra.

Confira a letra:

Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo. (EG 176)

1. Com caridade anunciar a salvação, (CIC 851)
neste empenho que também é nosso. (Bento XVI – Angelus 22/12/2007)
Somos sinais de paz e comunhão! (Franciso – Discurso 28/06/2021)

Ide, a serviço da caridade! Ide, a serviço da comunidade!
Ide, a serviço da Palavra! Ide!
Ide, sem medo de servir!

Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo. (EG 176)
2. Comunidade sempre unida em oração. (Rm 12,12)
O Evangelho anunciado é alimento: (EM 54)
o verdadeiro Pão, Cristo Jesus! (Jo 6,35)

Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo. (EG 176)
3. Uma Igreja que é pobre para os pobres (Francisco)
vive segundo a alegria do Evangelho: (Gl 4,20)
vamos cuidar da vida que é missão! (EG273)

Autores

Segundo o padre Patriky Samuel Batista, a evangelização é um compromisso que deve ser assumido por cada batizado. “É resposta de fé, parte integrante da identidade cristã, transbordamento de amor que nasce do encontro pessoal com Jesus Cristo. A Igreja no Brasil também evangeliza proclamando a Palavra de Deus, sendo sinal e instrumento de comunhão a serviço de cada pessoa, em especial dos mais pobres e abandonados”, diz.

“Na fidelidade a Jesus Cristo, evangelizar é estar a serviço, é dar visibilidade ao Reino de Deus presente no mundo. As diversas obras de evangelização dos 19 regionais da CNBB e de cada uma das 278 Igrejas Particulares do Brasil testemunham a alegria de ser discípulo missionário de Jesus Cristo. Participar da Campanha para a Evangelização é envolver-se diretamente no anúncio da Palavra que renova os corações.” , enfatizou.

Geovanne Ferreira, seminarista da arquidiocese de Brasília (DF) e também compositor, disse que a letra da música compreende o que é a missão na Igreja e ressalta o que Papa Francisco e o Papa Emérito vinham pedindo em seus pontificados. “Francisco abre com suas chaves as portas do caminho dizendo: “Evangelizar é tornar o reino de Deus presente no mundo.”

Seguindo esse propósito de tornar o reino de Deus presente na terra, Geovanne diz compreender que anunciar a salvação é empenho de todo o povo de Deus. Por isso, de acordo com ele, o tema se torna eficaz, pois muitos tem medo de anunciar a verdade de Cristo.

“Ele mesmo nos disse para não termos medo de sair com caridade e levar a Palavra, ou seja, sem medo de servir, sem medo de ser perseguido, sem medo de ser contrariado, levando o verdadeiro Pão, nosso Senhor Jesus Cristo, sem medo de servir pois nossa recompensa maior será o céu”, salientou.

“Queremos ser a Igreja do Papa, uma Igreja que sai, que é pobre para o pobre, não em questão material como muitos entendem, mas da forma como o Cristo falou: pobres em espírito. Pobres pois o reino dos céu é dos pobres, e sendo pobres somos livres para amar”, finalizou.

Além dos compositores, o hino conta com a revisão e o arranjo do Gílson Celerino. Vozes de Juliana Cumarú, Maria Clara Celerino, Natália do Vale, Emerson Vieira, Gílson Celerino, Lucas Barbosa e Pedro Maia. Já os solos são de Juliana Cumarú, Natália do Vale e Gílson Celerino.

O hino

Materiais

Os materiais da Campanha para a Evangelização 2021 podem ser acessados abaixo:

– Cartaz (BAIXE AQUI)
– Texto-Base (Baixe Aqui)
– Envelope da Coleta (Baixe Aqui)