“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)

Padre Antônio Carlos D´Elboux

Filiação – Edgard Tricânico D´Elboux e Yolanda Pereira D´Elboux

Nascimento – 13 de junho de 1953, em Santa Bárbara d´Oeste (SP)

Ordenação diaconal – 20 de agosto de 1978, na Capela do Seminário Paulino, em São Paulo, das mãos de Dom Francisco Manuel Vieira, Bispo Auxiliar de São Paulo

Ordenação presbiteral – 4 de dezembro de 1978, no Esporte Clube Barbarense, em Santa Bárbara d´Oeste, das mãos de Dom Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba.

É pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Rio Claro, onde tomou posse em 11 de janeiro de 2015. É professor do Centro de Estudos, Formação e Atualização de Evangelizadores - CEFAE, em Rio Claro.

Pertenceu à congregação religiosa Pia Sociedade de São Paulo (Padres Paulinos), na qual fez sua primeira profissão em 11 de fevereiro de 1973; a profissão solene, em 20 de agosto de 1978. Em sua formação presbiteral, fez o curso de Filosofia no Seminário “João XXIII”, no Bairro Ipiranga, em São Paulo, e complementou tais estudos na Universidade de Passo Fundo (RS). O curso de Teologia fez no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em São Paulo.

Como membro da congregação dos Padres Paulinos, foi Secretário Provincial, Ecônomo Provincial, diretor das emissoras de rádio, auxiliar no departamento editorial das Edições Paulinas (hoje Paulus Editora) e diretor das livrarias da editora; Vigário Paroquial da Paróquia São José, no Jardim D’Abril, na divisa de São Paulo com Osasco; e Vigário Paroquial da Paróquia Santo Inácio de Loyola, na Vila Mariana, em São Paulo. Foi membro também do Conselho Fiscal da Conferência dos Religiosos do Brasil por dois mandatos.

Veio para a Diocese de Piracicaba em 28 de fevereiro de 1996, assumindo como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara d’Oeste. Em 15 de junho de 1996, iniciou seu ministério na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, na Nova Piracicaba, como Administrador Paroquial; a partir de 10 de junho de 1997, tornou-se seu primeiro Pároco. Sua incardinação na Diocese de Piracicaba aconteceu em 1º de março de 2001, por decreto de Dom Eduardo Koaik. Em 26 de julho de 2001, com a elevação da Matriz N. Sra. dos Prazeres a Santuário, tornou-se o primeiro Reitor.

Na diocese exerceu também os cargos de secretário das reuniões do clero; membro do Conselho de Presbíteros, do Colégio dos Consultores e do Conselho Diocesano de Pastoral; Coordenador da Região Pastoral Piracicaba; Vigário Episcopal na Região Pastoral Piracicaba; articulador da Pastoral Carcerária e articulador da Pastoral da Comunicação. Coordenou a criação do jornal diocesano “Em Foco”, tendo sido editor (até fevereiro de 2008) e diretor responsável (até dezembro de 2011).

Em 31 de janeiro de 2008, encerrou seu ministério na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres. Durante o mês de fevereiro, participou do Curso de Formação Missionária, em Brasília, para, em 1º de março, dentro do Projeto Missionário do Regional Sul 1 da CNBB, iniciar sua experiência missionária na Amazônia, assumindo como Pároco das Paróquias Nossa Senhora Mãe da Misericórdia e São Vicente de Paulo, na zona Oeste de Manaus. Foi professor no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPS). Permaneceu em Manaus até dezembro de 2010.

Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Rafard, de 30 de janeiro de 2011 até 17 de junho de 2014, quando pediu licença para candidatar-se a Deputado Estadual, tendo recebido, apesar de poucos recursos econômicos, 19.222 votos.

Padre Antônio Carlos é jornalista, graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Faculdade “Cásper Líbero”, em São Paulo. Também é graduado em Administração de Empresas pela ESAN – Escola Superior de Administração de Negócios, em São Paulo. Fez Mestrado em Ciências da Comunicação – área de rádio e tevê – na Western Illinois University (EUA). É bacharel em Direito, tendo estudado na Faculdade de Direito de Itu (FADITU) e no Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” (UNAR). Foi professor universitário em Leme, Rio Claro, Santa Bárbara d´Oeste e Piracicaba e produtor e apresentador de programas radiofônicos na Rádio Brasil (AM 690 kHz) de Santa Bárbara d’Oeste e na Rádio R (FM 107,9) de Rafard. Escreveu em jornais de Santa Bárbara d´Oeste, Piracicaba e Rafard.

Em setembro de 1980 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Secretaria de Relações do Trabalho do Estado de São Paulo. Em 31 de janeiro de 1990, recebeu do comando do 12º Batalhão da Capital o título de Benemérito da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em 23 de abril de 2001, recebeu da Câmara Municipal de Piracicaba o título de “Cidadão Piracicabano”. Em 4 de dezembro de 2003, a Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste outorgou-lhe a medalha “Dona Margarida da Graça Martins, a Fundadora” e o Diploma de Gratidão. Por três vezes, recebeu Moção de Aplauso da Câmara dos Vereadores de Piracicaba; em duas ocasiões da Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste e uma da Câmara dos Vereadores de Rafard.

E-mail: acdelboux@uol.com.br

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções