Padre Marcelo Sales

Natural de Santa Bárbara d´Oeste (SP)

Filiação – José Américo Mascarenhas Sales e Conceição Iatarola Sales

Nascimento – 20 de abril de 1974

Ordenação diaconal – 6 de junho de 1999

Ordenação presbiteral – 4 de dezembro de 1999

Foi pároco da Paróquia São João Batista Precursor, em Piracicaba, por quase dois anos e meio, desde junho de 2021. Em 2022, também assumiu temporariamente a função de administrador paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Saltinho. Foi pároco da Paróquia São Pedro, em São Pedro, de 25 de janeiro de 2019 até 20 de junho de 2021.

Também foi ecônomo da Diocese de Piracicaba, moderador da Cúria Diocesana e administrador do Cemitério Parque da Ressurreição. Foi membro do Conselho Diocesano de Presbíteros e do Colégio dos Consultores, articulador da Comissão Diocesana "Economia e Administração" e animador do Conselho Diocesano para Assuntos Econômicos, presidente da Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra, vice-diretor e professor do Curso Diocesano de Teologia e professor da Escola de Formação para Agentes de Pastoral - CEFAE, em São Pedro.

Iniciou seu ministério como vigário-paroquial da Paróquia São José Operário, em Rio Claro, em 2000. Foi reitor do Seminário Filosófico “Papa João XXIII”, de 2001 a 2003, e também exercia seu ministério na Paróquia Santa Bárbara, da qual foi vigário-paroquial em 2001; no ano seguinte, foi nomeado pro-pároco e, em 4 de dezembro de 2003, tomou posse como 34º pároco dessa paróquia, ofício que exerceu até 31 de julho de 2008. Foi articulador diocesano da Comissão "Cultura, educação e MCS". Foi pároco da Paróquia São José, em Piracicaba, de 2010 a 2018. Também assumiu a Quase-Paróquia Santa Cruz de Anhumas, em Piracicaba, como administrador paroquial, de junho de 2014 a dezembro de 2018. Foi coordenador da região pastoral Piracicaba I, membro do Conselho Diocesano de Presbíteros e do Conselho Diocesano de Pastoral. Foi articulador diocesano da Comissão "Evangelização do Mundo Moderno" e animador diocesano da Pastoral da Educação e Ensino Religioso. Foi presidente da Comissão do Jubileu dos 75 anos da Diocese de Piracicaba.

Possui Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).