“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)

Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli

Natural de Piracicaba (SP)

Filiação – Attilio Aguarelli e Sylvia dos Santos Aguarelli

Nascimento – 23 de maio de 1960

Ordenação diaconal – 5 de agosto de 1990

Ordenação presbiteral – 9 de dezembro de 1990

É pároco da Catedral Santo Antônio - Sé Catedral, em Piracicaba, onde tomou posse em 23 de janeiro de 2015. É o Vigário Geral da diocese desde 3 de novembro de 2016. Em 9 de novembro de 2017 assumiu a função de Vigário Episcopal para os Diáconos da diocese. É membro do Conselho Diocesano de Presbíteros, do Colégio de Consultores, do Conselho de Formação, Ordens e Ministérios, do Conselho Diocesano de Pastoral, do Conselho Diocesano para Assuntos Econômicos, do Conselho Diocesano de Diáconos e do Conselho Diretor da Escola Diaconal. É Conselheiro Espiritual da Equipe de Nossa Senhora. É membro da Comissão para Padres Eméritos e membro representante da Diocese de Piracicaba no CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba).

Monsenhor Ronaldo esteve bastante envolvido com a formação dos futuros sacerdotes diocesanos. Em 1992 foi nomeado responsável pela Pastoral Vocacional da diocese e reitor do Seminário Propedêutico que iniciava suas atividades. Dois anos depois, foi nomeado o quarto reitor do Seminário Teológico “São José”, ofício que exerceu até o final de 2003. Em 1997, acumulou a função de responsável pelo Seminário Filosófico “Papa João XXIII”, como seu primeiro reitor. Em 2001, de agosto a dezembro, foi novamente responsável pelo Seminário Propedêutico, continuando também como reitor do Seminário Teológico. A partir de 2004, assumiu a reitoria do Seminário Filosófico. Também foi pároco da Paróquia São José, em Santa Bárbara. Foi animador diocesano dos Ministros da Eucaristia. Foi pároco da Paróquia São João Batista, em Rio Claro, de 12 de fevereiro de 2006 a 22 de janeiro de 2015 e reitor do Santuário Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção. Foi articulador da Comissão Diocesana "Liturgia, Ministérios e Vida Consagrada" e foi animador diocesano da Pastoral Litúrgica.

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções