Padre Ronaldo Francisco Aguarelli

Natural de Piracicaba (SP)

Filiação – Attilio Aguarelli e Sylvia dos Santos Aguarelli

Nascimento – 23 de maio de 1960

Ordenação diaconal – 5 de agosto de 1990

Ordenação presbiteral – 9 de dezembro de 1990

É pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Piracicaba, onde tomou posse no dia 3 de fevereiro de 2024, além de representante da Diocese junto ao Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) de Piracicaba.

Foi pároco da Catedral Santo Antônio - Sé Catedral, em Piracicaba, entre 23 de janeiro de 2015 e 2 de fevereiro de 2024, e vigário-geral da Diocese de 3 de novembro de 2016 até 31 de janeiro de 2024. Foi também vigário episcopal para os diáconos da Diocese, membro do Conselho Diocesano de Presbíteros, do Colégio de Consultores, do Conselho de Formação, Ordens e Ministérios, do Conselho Diocesano de Pastoral, do Conselho Diocesano para Assuntos Econômicos, do Conselho Diocesano de Diáconos e do Conselho Diretor da Escola Diaconal. Foi ainda conselheiro Espiritual da Equipe de Nossa Senhora e membro da Comissão para Padres Eméritos.

Padre Ronaldo esteve bastante envolvido com a formação dos  sacerdotes diocesanos. Em 1992 foi nomeado responsável pela Pastoral Vocacional da Diocese e reitor do Seminário Propedêutico que iniciava suas atividades. Dois anos depois, foi nomeado o quarto reitor do Seminário Teológico “São José”, ofício que exerceu até o final de 2003. Em 1997, acumulou a função de responsável pelo Seminário Filosófico “Papa João XXIII”, como seu primeiro reitor. Em 2001, de agosto a dezembro, foi novamente responsável pelo Seminário Propedêutico, continuando também como reitor do Seminário Teológico. A partir de 2004, assumiu a reitoria do Seminário Filosófico.

Também foi pároco da Paróquia São José, em Santa Bárbara. Foi animador diocesano dos Ministros da Eucaristia. Foi pároco da Paróquia São João Batista, em Rio Claro, de 12 de fevereiro de 2006 a 22 de janeiro de 2015 e reitor do Santuário Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção. Foi articulador da Comissão Diocesana "Liturgia, Ministérios e Vida Consagrada" e foi animador diocesano da Pastoral Litúrgica.