Padre Paulo Haenraets

Natural de Houthalen (Bélgica)

Filiação – Jozef Haenraets e Maria Velser

Nascimento – 6 de setembro de 1943

Ordenação presbiteral – 30 de março de 1968

É pároco da Paróquia São João Batista, em Santa Bárbara D´Oeste, onde tomou posse em 30 de janeiro de 2010.

Natural da Bélgica, após cursar a Teologia, Padre Paulo fez mestrado na Faculdade de Ciências Catequéticas na Universidade de Louvaina; sua tese foi sobre Catequese Familiar. Chegou ao Brasil em 1975, residindo por quatro meses no Rio de Janeiro, onde estudou a língua portuguesa. Depois transferiu-se para o estado de São Paulo, residindo primeiramente em Salto, onde foi pároco e iniciou o trabalho com a Catequese Familiar. Após doze anos, foi para Pirapora do Bom Jesus, também como pároco, para trabalhar junto aos romeiros. Depois realizou uma experiência na região amazônica. Retornando a São Paulo, exerceu seu ministério em Cabreúva.

Em dezembro de 1990, assumiu como pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Piracicaba; depois de quase 15 anos de trabalho, encerrou seu ministério no dia 26 de agosto de 2005. Na nossa diocese, também foi por 14 anos diretor espiritual da Renovação Carismática Católica.

Terminado seu ministério na Paróquia São Judas Tadeu, trabalhou um tempo em Jaú, depois voltou para a Bélgica. Retornando ao Brasil, trabalhou em Pirapora do Bom Jesus, transferindo-se depois para Piracicaba, onde exerceu o ofício de vigário-paroquial da Paróquia Santo Antônio (Catedral) de 29 de maio de 2009 a 30 de janeiro de 2010.

É autor de “Iniciação cristã”, conjunto de três livros de catequese, publicados pela Editora Vozes (Preparação para a Primeira Eucaristia – livro do catequista e livro do catequizando, e Um caminho para a catequese familiar - destinado aos pais dos catequizandos).

Foi animador diocesano da Pastoral de Animação Bíblica.