Reflexão litúrgico-pastoral para o 15º Domingo do Tempo Comum

As exigências para a evangelização – 15 de julho de 2018

Jesus chamou os doze apóstolos e enviou-os dois a dois, dando-lhes importantes recomendações para que cumprissem fielmente a missão: é esse o tema do evangelho deste 15º Domingo do Tempo Comum (Mc 6, 7-13). O Divino Mestre envia seus discípulos para anunciar o Evangelho e aconselha-os sobre como desincumbir-se da tarefa da evangelização.

A primeira recomendação é o trabalho em conjunto: “enviou-os dois a dois”. A evangelização é tarefa da comunidade, não trabalho para uma só pessoa. A segunda recomendação é o desprendimento: “recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto”. Os evangelizadores devem ficar isentos dos objetivos pessoais e materiais, sempre disponíveis para servir os outros e desligados de ganhos subjetivos, como honra e prestígio. Depois Jesus exorta os discípulos a serem pacientes: fé e conversão não podem ser impostas. Também diz a eles para serem simples e aceitarem o que o povo lhes oferecer.

É esse o estilo de vida que Jesus pede para aqueles que querem ser coerentes na resposta ao chamado de Deus. É preciso afastar o medo, vencer o sentido de inferioridade perante certas coisas da vida, partir despojado de tudo, vazio para encher-se da graça de Deus. Missão é viver a vida com intensidade e amor, é mergulhar na providência infinita de Deus.