Em carta sobre abusos na Igreja, Papa Francisco condena atrocidades

“Um membro sofre? Todos os outros membros sofrem com ele”. Assim começa a carta escrita pelo Papa Francisco ao povo de Deus, divulgada nesta segunda-feira, 20 de agosto, para falar sobre os casos de abusos cometidos por membros do clero e religiosos.

O Pontífice publicou uma carta dirigida a todo o "povo de Deus", na qual condenou os abusos sexuais cometidos pelos sacerdotes, depois da publicação do relatório da Suprema Corte da Pensilvânia (Estados Unidos) que denuncia mais de mil casos ocorridos ao longo dos últimos 70 anos e nos quais cerca de 300 sacerdotes estão envolvidos.

Francisco afirma que trata-se de um “crime que gera profundas feridas de dor e impotência”, em primeiro lugar nas vítimas, mas também em suas famílias e na comunidade inteira, tanto entre os crentes e quanto os não-crentes.

Leia na íntegra, Carta do Papa Francisco ao povo de Deus.