Bíblia: fonte inesgotável de Deus

Para a Igreja do Brasil, desde 1971, setembro é o Mês da Bíblia, celebrado como um tempo especial para nos conscientizar mais ainda sobre seu valor e importância em nossa vida e em nossas comunidades.

A origem dessa comemoração começou em 1947, quando a Liga de Estudos Bíblicos organizou a 1ª Semana Bíblica Nacional. Uma das propostas dessa Semana foi a instituição do Dia da Bíblia, celebrado no último domingo de setembro, próximo da festa de São Jerônimo, lembrado no dia 30. O santo foi responsável pela tradução da Bíblia para o latim, edição conhecida como Vulgata.

O Dia da Bíblia foi crescendo em importância na vida da Igreja, primeiro em algumas dioceses, depois em todo o país ao ser incluído no Diretório Litúrgico. Com o passar dos anos, passou-se para a Semana da Bíblia; depois setembro passou a ser o Mês da Bíblia, instituído pela CNBB.

A Igreja sempre nutriu um grande amor e respeito pela Palavra de Deus. E, após o Concílio Vaticano II, valorizou-a ainda mais, propondo que nas celebrações, ao lado da Mesa Eucarística, esteja também a Mesa da Palavra.

O homem sempre refletiu sobre a vida e sobre Deus. A Bíblia é a resposta de Deus a essas questões existenciais. Ela é o livro das experiências humanas à luz da fé. Muitos livros falam do homem buscando Deus, mas a Bíblia fala de Deus buscando o homem.

O Mês da Bíblia nos convida a valorizar ainda mais a Palavra de Deus. Somos convidados a ler, entender, viver e comunicar essa palavra, vendo nela a carta de amor que Deus escreveu para nós.

Para que se faça presente de forma eficaz em nossa vida, são necessárias algumas atitudes importantes: fé, oração, humildade, ligação com a vida; ter o coração livre para amar, a boca para anunciar e denunciar e a cabeça para pensar e meditar.

Neste mês dedicado à Palavra de Deus, não a deixe no canto da estante, da escrivaninha ou no fundo da gaveta, mas sim, leia-a e principalmente viva os seus ensinamentos.

Foto: Fernando Gomes