• Diocese de Piracicaba
  • Destaque
  • Diocese 75 anos: Celebrações nas Regiões Pastorais marcam abertura do Ano Jubilar

Com a presença significativa dos fiéis, ocorreu no domingo, 9 de setembro, às 15h, nas regiões pastorais, missa solene de abertura do Ano Jubilar em celebração aos 75 anos de criação e instalação da Diocese de Piracicaba.

Em Piracicaba, a Celebração Eucarística que ocorreu na Sé Catedral Santo Antônio reuniu as Regiões Pastorais Piracicaba 1, 2 e 3. A missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason e concelebrada pelos padres das 30 paróquias da cidade.

Já na Região Pastoral Capivari, a celebração ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes da cidade de Rio das Pedras. Na Região Pastoral Rio Claro, a missa foi na Paróquia São João Batista, em Rio Claro, enquanto que na Região Santa Bárbara, os fiéis se reuniram na Matriz Santa Bárbara, em Santa Bárbara D’Oeste, e na região São Pedro, a Celebração Eucarística ocorreu na Matriz São Pedro, na cidade de São Pedro.

O Ano Jubilar, que tem como tema “Queremos ser uma Igreja discípula, missionária e misericordiosa” e o lema “Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47), se estenderá até 8 de setembro de 2019. No decorrer deste período, várias atividades serão desenvolvidas pelas diversas pastorais e movimentos que atuam na ação evangelizadora e missionária da nossa Igreja Particular.

Embora a diocese tenha sido criada em 26 de fevereiro de 1944 e instalada em 11 de junho do mesmo ano, a data de 9 de setembro foi escolhida para abertura das festividades devido à posse canônica do primeiro bispo diocesano, Dom Ernesto de Paula, ocorrida em 8 de setembro de 1945.

SELO - Antes do início da missa solene, ocorreu na Sé Catedral Santo Antônio, a apresentação pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, do selo personalizado, alusivo aos 75 anos de criação e instalação da Diocese de Piracicaba.

Na ocasião participaram da apresentação do selo o bispo diocesano, Dom Fernando Mason, o presidente da Comissão dos 75 anos, padre Marcelo Sales, o Vigário Geral, monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o deputado estadual, Roberto Morais, o Gerente da Agência Central de Correios em Piracicaba, Vitor Egydio Bicudo, o carteiro Emerson Marcelo Vieira e demais autoridades.

Com edição limitada, os interessados em adquirir o selo devem entrar em contato pelo telefone (19) 2106-7571.

Clique aqui e confira as imagens da abertura do Ano Jubilar na Sé Catedral Santo Antônio

Clique aqui e confira as imagens da abertura do Ano Jubilar no Ginásio Municipal de Esportes de Rio das Pedras (Região Capivari)

Clique aqui e confira as imagens da abertura do Ano Jubilar na Matriz da Paróquia São João Batista (Região Rio Claro)

Clique aqui e confira as imagens da abertura do Ano Jubilar na Matriz da Paróquia Santa Bárbara (Região Santa Bárbara)