O cristão e o voto consciente

Há quem diga que os cristãos não devem se envolver na política, mas na verdade, deve ser o contrário. O cristão consciente acompanha o trabalho daqueles que têm cargos públicos e, acima de tudo, cobra ações efetivas visando garantir o direito de todos com a ética e a justiça social.

Nos próximos dias 7 e 28 de outubro, somos convocados para ir às urnas para elegermos aqueles que conduzirão o Brasil nos próximos quatros anos. Nessas eleições serão cinco votos diferentes: iremos eleger o Presidente da República, o Governador de Estado, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual (Distrital).

É fundamental conhecer cada candidato, seu histórico e projetos antes de dar-lhe o seu voto. Pesquise quem é seu candidato e se ele é a favor da democracia. “Para o bem da sociedade, é necessário que todos sejam justos, honestos, éticos e respeitosos para com seus semelhantes”, diz a cartilha da CNBB/Sul 2.

Antes de votar também é preciso conhecer o que compete em cada cargo público. Cuidado! Há aqueles que prometem aquilo que não é de sua competência; por isso é importante conhecer o papel de cada um dos futuros eleitos nos seus respectivos cargos.

Você eleitor cristão, vote consciente e, acima de tudo, não cometa um dos sete pecados do eleitor. Confira quais são eles no gráfico abaixo.