Reflexão litúrgico-pastoral para a Festa do Batismo do Senhor

Batismo de Jesus Cristo – 13 de janeiro de 2019

A Igreja celebra, neste domingo, a festa do Batismo de Jesus, que encerra o tempo litúrgico do Natal. O batismo marca o fim da vida silenciosa de Jesus, inaugurando seu tempo de ministério público. É mais uma “epifania” (manifestação), pois Jesus é apresentado como Filho de Deus.

O evangelho (Lc 3,15-22) registra uma forma de batismo realizada por João Batista. Era a porta de entrada daqueles que quisessem assumir uma vida nova. Jesus se deixa batizar no meio dos pecadores. Embora não tenha pecado, quer ser solidário com o povo que Ele vem libertar, por isso pede a João para ser batizado.

Assim, Ele quer cumprir toda a justiça, isto é, o plano de salvação de Deus. Ele é o Servo apresentado na primeira leitura (Is 42,1-7) que tem a missão de ser a luz das nações para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas.

O batismo de Jesus é o despojamento de sua grandeza divina e, ao mesmo tempo, a manifestação de sua missão, pois Ele executará o projeto do Pai. “Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E, estando Ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu em forma de pomba. E veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado, em ti ponho minha afeição.”

A liturgia deste domingo também recorda nosso batismo, o sacramento que nos coloca diante da grandeza de nossa vocação cristã e nos introduz no mistério da Santíssima Trindade, em nome de quem fomos batizados. O batismo nos mergulha no coração do mundo e nos faz irmãos de cada ser humano. O Espírito, que em nós foi derramado, aquece-nos e torna-nos capazes de assumir todas as esperanças humanas.

O batismo cristão não significa meramente o perdão dos pecados. É a participação no batismo de Cristo e na sua missão. Ser batizado é tornar-se servo do Senhor com Cristo, o Servo por excelência.