Quaresma, tempo de conversão e reflexão

Estamos em pleno período Quaresmal. Tempo de conversão e de reflexão. São aproximadamente quarenta dias em que nos preparamos para vivermos a Semana Santa e a plenitude de nossa fé: a Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Quaresma é momento litúrgico mais significativo para a Páscoa dos Católicos. A caminhada teve início na Quarta-feira de Cinzas e se estende até véspera na Quinta-feira da Semana Santa. Este ano, a Semana Santa será celebrada de 14 a 21 de abril, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado) e a Ressurreição do Senhor Jesus na Vigília Pascal e no domingo de Páscoa.

Este também é o tempo forte da Campanha da Fraternidade, que este ano nos convida a refletir e discutir sobre como são desenvolvidas as Políticas Públicas nos três níveis - nacional, estadual e municipal –, e aplicados os recursos públicos em benefício da sociedade. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27), as paróquias são chamadas a promover ações para despertar a consciência e o interesse dos cristãos leigos para a importância de se acompanhar quais são os projetos de Políticas Públicas de sua cidade e participar dos Conselhos paritários municipais.

Como parte desse despertar, a Diocese de Piracicaba, por meio da Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade, desenvolveu nas sete regiões pastorais encontros de formação, que contou com a participação intensa dos agentes de pastorais e muitos fiéis leigos.

Formada pelo diácono Edgard Oliveira Batista, Animador Diocesano da CF, padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador Diocesano de Pastoral, e dos leigos André Phillip Bertoletti, Antonio Salustiano Filho, Cesar Augusto Borgi, Jairo Brunini e Ivone Parro Lima, a equipe da CF motivou os participantes a serem multiplicadores das informações recebidas na formação em suas respectivas paróquias e comunidades.

Clique aqui e conheça o material apresentado na Formação da CF 2019 nas regiões pastorais.

SEMANA SANTA – Dentro da programação da Semana Santa, acontecerá na Sé Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, na quarta-feira Santa, dia 17 de abril, às 20h, a Missa do Crisma, também chamada “Missa dos Santos Óleos”, pois é nela que são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, e também é consagrado o óleo do Santo Crisma. A celebração será presidida por Dom Fernando e concelebrada por todos os párocos e demais sacerdotes diocesanos e religiosos, além da presença dos diáconos permanentes e representantes de todas as comunidades paroquiais da diocese e dos religiosos. Nessa missa os padres realizam a renovação dos compromissos sacerdotais.