• Diocese de Piracicaba
  • Destaque
  • Diocese de Piracicaba integra o Projeto Comunhão e Partilha que ajuda na formação de seminaristas do Nordeste e Amazonas

Desde 2013, a Diocese de Piracicaba participa do Projeto Comunhão e Partilha, que teve início na 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2012. O projeto, baseado nos Atos dos Apóstolos em que diz: “Os cristãos tinham tudo em comum, ajudavam-se mutuamente e às igrejas necessitadas”, foi elaborado visando auxiliar as dioceses mais carentes espalhadas pelo Brasil, particularmente do Nordeste e Amazonas, na formação de seus seminaristas e futuros padres.

Observando essas necessidades, o bispo diocesano Dom Fernando Mason, juntamente com o Conselho de Presbíteros, decidiu integrar o projeto que auxilia tais dioceses. Dando um exemplo desta partilha, a Diocese de Piracicaba enviou ao projeto R$ 26.862,48, no ano de 2017, e R$ 29.117,98, em 2018. Neste ano, até o momento, foram enviados R$ 12.836,23.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal do Projeto Comunhão e Partilha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Walmor Cesar Teixeira, bispo de São José dos Campos (SP), a necessidade financeira de diversas dioceses, espalhadas pelo Brasil, fez despertar a elaboração do projeto. “Foi a partir destas necessidades que surgiu a ideia e, por votação unânime, cada diocese doa da sua receita ordinária 1%, mensalmente”, informa o bispo.

Dados da CNBB informam que, em 2017, foram atendidas 48 dioceses, o que permitiu a formação de 393 seminaristas. Em 2018, o projeto chegou a 49 dioceses e atendeu 500 seminaristas de filosofia e de teologia. Em 2019, são 48 dioceses sendo atendidas e 424 seminaristas.