“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15

Peregrinação Jubilar percorreu o caminho de Santo Antônio

Vinte e cinco pessoas representaram a Diocese de Piracicaba na “Peregrinação Jubilar por Portugal e Itália”, ocorrida no período de 18 a 30 de maio, que fez parte da programação de atividades celebrativas do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da Diocese. Padre Marcelo Sales, presidente da Comissão Jubilar dos 75 anos, foi diretor espiritual do grupo.

Durante doze dias, o grupo percorreu os lugares sagrados por onde passou nosso padroeiro, Santo Antônio. Entre eles: Lisboa, Coimbra, Assis e Pádua. Os peregrinos também estiveram no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, onde consagraram a Diocese à Maria, e, em Roma, na Itália, onde participaram da Audiência Geral com o Papa Francisco. Na ocasião, o Pontífice enviou uma benção especial para nossa Igreja Particular. “Foi muito especial ouvir o Santo Padre saudar a nossa diocese, durante a audiência, e, para nós, ali representando todos os diocesanos, ao ouvir da boca do representante de “Pedro” a importância da peregrinação jubilar, um reavivamento da fé, da missão e do olhar pastoral para os próximos jubileus que virão”, recorda padre Marcelo.

Entre os peregrinos estava o casal Márcio e Nanci de Oliveira, da Paróquia Santa Bárbara, da cidade de Santa Bárbara d’Oeste. “Estar em Assis foi momento de profunda espiritualidade”, lembra Nanci, afirmando também que ouvir as palavras do papa Francisco e sentir a alegria que ele transmite foi um sonho realizado. Rosemary Furlan, catequista da Paróquia São José, também de Santa Bárbara d’Oeste, afirma que toda a peregrinação foi muito emocionante e que, em cada local, o sentimento era de agradecimento pela dedicação de Santo Antônio à Igreja e fortalecimento da fé. “O sorriso acolhedor do papa para com todos que estavam na Praça São Pedro foi algo que não dá para descrever, é algo para sentir no coração”, relembra Rosemary.

Como fechamento e dentro do roteiro de uma peregrinação jubilar a Roma, o grupo visitou as quatro Portas Santas na cidade eterna, localizadas nas Basílicas de São João de Latrão, Santa Maria Maior, São Pedro e São Paulo, fora dos muros.

Confira alguns desses momentos da peregrinação jubilar. 

Onde estamos

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis
Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP
Fone: 19 2106-7575
Falar Conosco

Horários de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda à Sexta das 08h às 11:30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda à Sexta das 13:30 às 17:30

Diocese de Piracicaba