“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Destaques

Manifestações de fé, amor e comunhão marcaram o Jubileu de Brilhante da Diocese de Piracicaba

Publicado em 9 de setembro de 2019 -

Aproximadamente 10 mil pessoas participaram no domingo, 8 de setembro, da festa do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da Diocese de Piracicaba, realizada nas dependências do Parque do Engenho Central, em Piracicaba. O ponto alto da celebração jubilar foi a Missa Solene presidida pelo representante do Papa Francisco no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello. A celebração eucarística foi uma grande manifestação de fé, amor e comunhão pela Igreja Diocesana.

A missa foi concelebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason e também pelos arcebispos Dom João Inácio Müller (OFM) de Campinas e Dom Orlando Brandes, de Aparecida e Administrador Apostólico de Limeira, e os bispos Dom Aloísio Hilário de Pinho (PODP), bispo Emérito de Jataí/GO; Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo Emérito de Blumenau/SC; Dom Eduardo Malaspina, bispo Auxiliar de São Carlos/SP e Presidente da Sub-Região Campinas, Dom Francisco Carlos da Silva, bispo de Lins/SP, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto (CR), Bispo de Itapetininga/SP; Dom Paulo Cezar Costa, bispo de São Carlos/SP e dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista/SP, além de todos os padres diocesanos e religiosos.

A celebração contou também com a presença dos diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, acólitos, coroinha e representantes das diversas equipes pastorais, movimentos e associações, das equipes paroquiais e milhares de fiéis dos 15 municípios que compõem o território diocesano.

Sempre sorridente, Dom Giovanni encantou a todos com o seu jeito simples de ser e trouxe um novo ânimo à Diocese. Ao chegar ao Engenho Central para celebrar a santa missa fez questão de passar no meio do povo para ir até chegar ao local para paramentação litúrgica, abraçando e, carinhoso, cumprimentou a todos que o aguardavam, e dizia: “obrigado por me convidar e estou feliz por estar com vocês nesta festa”.

Em uma bela homilia, Dom Giovanni convidou a todos a serem irmãos e servidores um dos outros, e ressaltou: “Hoje esta festa jubilar deve ser para todos a renovação da fé e do testemunho da Palavra de Jesus Cristo”, enfatizou o Núncio Apostólico.

Ao finalizar a sua mensagem na festa jubilar, Dom Giovanni agradeceu todo carinho que recebeu desde o momento que chegou ao território diocesano. “Quero dizer a vocês que vivi nesta diocese uma emoção extraordinária e vou dizer ao Papa Francisco que encontrei aqui uma Igreja viva. Agradeço a Deus por ter me proporcionado viver esta alegria”, finalizou o Núncio Apostólico, sendo aplaudido por todos.

Durante a missa era visível a alegria e a emoção de todos que se encontravam no Engenho Central. “Tenho orgulhoso de ser católico e pertencer à Diocese de Piracicaba”, disse o geólogo Álvaro Augusto de Oliveira Franco, 68 anos, pertencente à Paróquia Santa Clara, em Piracicaba.

Pouco antes de celebrar a Santa Missa, Dom Giovanni se encontrou com as autoridades civis da região. Durante o encontro foi acolhido pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, que em nome dos prefeitos da região agradeceu a presença do Núncio. “A Igreja Católica, por meio da diocese, sempre foi uma grande parceria do poder público, principalmente nas ações sociais”, lembrou o mandatário piracicabano, que declarou Dom Giovanni “hóspede oficial do município de Piracicaba”.


Durante este encontro, a Diocese de Piracicaba foi homenageada pela Assembleia Legislativa paulista, por meio de uma placa comemorativa do Jubileu de Brilhante entregue pelo deputado estadual, Roberto Morais, e também uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba, pelo presidente da Casa de Leis, o vereador Gilmar Rota.

Durante os três dias que permaneceu em território diocesano, Dom Giovanni D’Aniello foi até a periferia e celebrou missa na Paróquia São Francisco Xavier, em Piracicaba. Reuniu-se com a juventude diocesana na Sé Catedral Santo Antônio. Encontrou-se com o clero diocesano, seminaristas e vocacionados.

Celebrou no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José e para irmãs Carmelitas Descalças e também para as Irmãs da Ordem da Imaculada Conceição (Monjas Concepcionistas) e visitou o Lar Escola da Serva de Deus Madre Cecília do Coração de Maria, onde conheceu as obras sociais da instituição e se colocou à disposição a ajudar no processo de canonização de Mamãe Cecília.

Ao estar junto aos diocesanos, Dom Giovanni foi fiel ao seu lema episcopal: “Humildade e Caridade". Em todos os pronunciamentos, catequese e homilias, o Núncio Apostólico sempre fez questão de ressaltar a alegria de visitar a nossa Diocese, e pediu para que todos rezassem por ele e pelo Santo Padre, o Papa Francisco. 

Fotos: Bolly Vieira

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções