“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)

Jubileu de Diamante: conheça a história da Paróquia São José, em Piracicaba

Publicado em 1 de outubro de 2019 - 17:36:53

A Paróquia São José, em Piracicaba, foi criada no dia 1º de outubro de 1959, por Dom Ernesto de Paula. Foi instalada provisoriamente no dia 17 de fevereiro de 1963, sendo o primeiro vigário e ecônomo o padre Pedro Bonella, mas passou a funcionar oficialmente com a posse do primeiro pároco, o então cônego Luiz Gonzaga Juliani, no dia 1º de janeiro de 1964.

A construção da Igreja Matriz foi iniciada em 28 de janeiro de 1957. O templo foi dedicado a Deus em honra de seu padroeiro por Dom Eduardo Koaik no dia 17 de julho de 1988, ano do Jubileu de Prata de instalação da paróquia. É tombado como patrimônio histórico e cultural de Piracicaba desde 2004.

O trabalho dos missionários também marcou a história da paróquia. Em 1965, as Missões nas capelas rurais da paróquia realizada pelos padres missionários estigmatinos deram um grande impulso na vida da comunidade. Em 1979 aconteceu a Primeira Missão Redentorista, incluindo as zonas urbana e rural da paróquia. Com a ajuda das Missões, a paróquia foi dividida em pequenas comunidades e setores, necessitando de acompanhamento e organização maiores. Devido à grande extensão da paróquia, a partir de 1980, as Irmãs Pastorinhas passaram a acompanhar, animar e dar formação adequada aos agentes de pastoral, em colaboração com o pároco, residindo na casa ao lado da igreja. Em 1986 aconteceu a Segunda Missão Redentorista, incluindo toda a extensão paroquial.

Para desenvolver a promoção social, o Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura) foi inaugurado em 29 de maio de 1967. Em 26 de junho de 1999, foi inaugurado o Centro Pastoral, ao lado da Matriz. Em 28 de julho de 2000, foi inaugurada a Creche “Maria Maschietto Juliani”, nome da mãe do pároco da época, monsenhor Luiz Gonzaga Juliani.

Em 5 de fevereiro de 2006, assumiu como segundo pároco, padre William Martins. E, em 2 de junho de 2007, o Centro Pastoral foi reinaugurado com o nome de “Mons. Luiz Gonzaga Juliani”, como homenagem ao monsenhor, que atuou 42 anos como pároco.

Padre Marcelo Sales tomou posse como terceiro pároco em 22 de janeiro de 2010. Durante seu paroquiato, em 25 de novembro de 2018, após ampla reforma e restauração, a Igreja Matriz foi novamente dedicada a Deus em honra a São José.

Inicialmente a paróquia compreendia uma extensa área, e dela foram desmembradas as paróquias São Francisco Xavier, Menino Jesus de Praga e São Francisco de Assis e a Quase-Paróquia Santa Cruz, no bairro rural de Anhumas. Hoje, além da Igreja Matriz, compõem a paróquia as comunidades: Nossa Senhora Aparecida, São Francisco de Assis, São Tarcísio e Santa Luzia, no bairro Paulista; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, João Paulo II, Imaculada Conceição, Nossa Senhora de Lourdes e São João Batista, no bairro Jaraguá.

Padre Claudemir da Silva é o atual pároco, tendo tomado posse em 18 de janeiro de 2019 e conta com a colaboração do vigário-paroquial, padre Cícero Araújo da Silva e do diácono permanente emérito, Carlos Bagatin.

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções