Vocação: chamado para toda a vida

Julho-Agosto/2018 - Edição 122 - Ano XII

“Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!” (Jr 1,5). Neste mês de agosto a Igreja nos convida a refletirmos e a rezarmos por todas as vocações. É no batismo que todos nós, cristãos, somos chamados ao serviço da Igreja. A esse serviço damos o nome de vocação. A vocação se configura em diversas dimensões, e quando decidimos vivê-las em plenitude, este viver é para toda vida.

O “Em Foco” traz nesta edição o perfil de sete sacerdotes que embora sendo eméritos, ou seja, já completaram 75 anos, vivem continuamente a vocação de servos do Senhor, em nossa Igreja Particular. Nossa diocese tem ainda 13 diáconos permanentes que também são eméritos e a longevidade não os impede de exercer o ministério diaconal.

Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani

Monsenhor Juliani celebrou 91 anos em 2 de junho e, desde 2006, é pároco emérito e vigário-paroquial da Paróquia São José, em Piracicaba. Seu ministério sacerdotal se confunde com a história da diocese. Como seminarista participou da missa de instalação da diocese, em 11 de junho de 1944. Foi ordenado presbítero em dezembro de 1952, pela imposição das mãos do primeiro bispo da diocese, Dom Ernesto de Paula. No mesmo ano iniciou o seu ofício na Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara D’Oeste. Em 1954 voltou à Piracicaba para trabalhar na formação de novos padres no Seminário Diocesano “Imaculada Conceição” e, em 1º de janeiro de 1964, assumiu como primeiro pároco da Paróquia São José, em Piracicaba, onde atuou por 42 anos.

Monsenhor Jorge Simão Miguel

Conhecido em toda Vila Rezende, bairro de Piracicaba, mons. Jorge completou 90 anos em 7 de maio. É pároco emérito e vigário-paroquial da Paróquia Imaculada Conceição desde 26 de fevereiro de 2006. Monsenhor Jorge é um dos padres mais antigos da diocese. Ele foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1955, por Dom Ernesto de Paula. Iniciou o ministério como vigário da Paróquia Imaculada Conceição e era capelão do mosteiro das Irmãs Carmelitas. Também exerceu a função de Vigário Geral e de Administrador Diocesano no governo da diocese no período vacante de 22 de junho de 2004 a julho de 2005.

Padre Otto Dana

Próximo de completar 83 anos, padre Otto Dana foi Cura da Sé Catedral e pároco da Paróquia Santo Antônio por 35 anos. Desde 2014 é pároco emérito da Paróquia Sant´Ana, de Rio Claro. Padre Otto tem especialização em Filosofia da Educação, mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Sociologia da Religião. Durante muitos anos foi professor da UNESP, no campus de Marília.
(Crédito da foto: Paulo Gomes)

Monsenhor Rubens Marin

Hoje com 82 anos, o capelão da Capela São José do Lar dos Velhinhos e vigário-paroquial da Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba, mons. Rubens foi ordenado padre aos 50 anos. Sua ordenação ocorreu em 29 de novembro de 1986, pelo bispo Dom Eduardo Koaik. Trabalhou como sacerdote em várias paróquias nas cidades de Rio Claro, Santa Gertrudes, Santa Bárbara D’Oeste, Charqueada e em Piracicaba.

Monsenhor José Boteon

Monsenhor Boteon celebrou 79 anos no último dia 1º de agosto. Desde 2015 é pároco emérito e vigário-paroquial da Paróquia São Pedro, na cidade de São Pedro. Ordenado sacerdote, em janeiro de 1966, iniciou seu ofício na cidade de Rio das Pedras, onde assumiu a Paróquia Senhor Bom Jesus. Depois trabalhou em Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste e São Pedro. Exerceu ainda outras funções na diocese: ecônomo, Vigário Episcopal, coordenador das Regiões Pastorais de Santa Bárbara e São Pedro e membro de diversos conselhos diocesanos.

Monsenhor Jamil Nassif Abib

Aos 78 anos, mons Jamil é pároco emérito e vigário-paroquial da Paróquia Santo Antônio (Sé Catedral), em Piracicaba, desde janeiro de 2015. O presbítero exerce há cinco anos a função de Chanceler do Bispado na diocese. Foi pároco da Paróquia São João Batista, por 31 anos, além de reitor do Santuário Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, na cidade de Rio Claro. Exerceu ainda na diocese o ofício de Vigário Geral. Grande conhecedor da história da Igreja tem especialização em Museologia, Arquivologia e Arte Sacra e Mestrado em História. Foi por muitos anos conselheiro do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), sendo também o representante do Regional Sul-1 da CNBB.

Padre Victório Tomasi

O padre Victório foi ordenado presbítero aos 52 anos, após uma trajetória de dedicação e cuidados com os pais. Hoje aos 77 anos, ele é pároco emérito e vigário-paroquial da Paróquia Santa Rosa de Lima, em Piracicaba. Como sacerdote trabalhou nas cidades de Saltinho, Santa Bárbara D’Oeste, Charqueada e Piracicaba. Foi também membro do Conselho Diocesano de Presbíteros. Em dezembro celebrará o Jubileu de Prata de ordenação presbiteral, ocasião em que receberá o título de Monsenhor concedido pelo Papa Francisco.

O serviço permanente do diácono

Entre as diversas vocações está a do diaconado permanente. Homens, que com consentimento da família, se colocam a serviço da Igreja e dos irmãos. O diácono permanente é membro do clero diocesano e como ministro do primeiro grau do Sacramento da Ordem, a ele cabe exercer várias funções nas paróquias, podendo também celebrar batismo, matrimônio e oficiar exéquias.

Atualmente a Diocese de Piracicaba conta com o serviço de 51 diáconos, sendo que 13 são eméritos. Contudo a emeritude não os tira da missão.
A Igreja é grata pelo serviço e dedicação.

Diáconos Permanentes Eméritos:

Délio Evangelista (92 anos)

José Stripolli (83 anos)

Luiz Bordignon (82 anos)

Carlos Bagatin (81 anos)

Sebastião Virgílio Caritá (81 anos)

Cícero Batista dos Santos (80 anos)

Ademar Fragoso (79 anos)

Serafim Martins dos Santos (78 anos)

Carlos Winckler (78 anos)

Valdir Augusto Huppert (77 anos)

Iracides Pinson (76 anos)