Celebrações nas Regiões Pastorais marcam abertura do Ano Jubilar

Outubro/2018 - Edição 124 - Ano XII

Com a presença significativa dos fiéis, ocorreu no domingo, 9 de setembro, às 15h, nas regiões pastorais, a missa solene de abertura do Ano Jubilar em celebração dos 75 anos de criação e instalação da Diocese de Piracicaba.

Em Piracicaba, a Celebração Eucarística, que ocorreu na Sé Catedral Santo Antônio, reuniu as Regiões Pastorais Piracicaba 1, 2 e 3. A missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason e concelebrada pelos padres das 30 paróquias da cidade.

Já na Região Pastoral Capivari, a celebração ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes da cidade de Rio das Pedras. Na Região Pastoral Rio Claro, a missa foi na Paróquia São João Batista, em Rio Claro, enquanto que na Região Pastoral Santa Bárbara, os fiéis se reuniram na Matriz Santa Bárbara, em Santa Bárbara d’Oeste, e na Região Pastoral São Pedro, a Celebração Eucarística ocorreu na Matriz São Pedro, na cidade de São Pedro.

O Ano Jubilar, que tem como tema “Queremos ser uma Igreja discípula, missionária e misericordiosa” e o lema “Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47), se estenderá até 8 de setembro de 2019. No decorrer deste período, várias atividades serão desenvolvidas pelas diversas pastorais e movimentos que atuam na ação evangelizadora e missionária da nossa Igreja Particular.

Embora a diocese tenha sido criada em 26 de fevereiro de 1944 e instalada em 11 de junho do mesmo ano, a data de 9 de setembro foi escolhida para abertura das festividades devido à posse canônica do primeiro bispo diocesano, Dom Ernesto de Paula, ocorrida em 8 de setembro de 1945.
Marcado para ocorrer em 8 de setembro de 2019, no Engenho Central de Piracicaba, o encerra-mento do Ano Jubilar dos 75 anos da diocese deverá contar com a presença do Núncio Apostólico – representante do papa no Brasil – Dom Giovanni D’Aniello, autoridades civis dos 15 municípios que compõem a diocese e representantes eclesiásticos do Regional Sul 1 da CNBB. Uma programação especial está sendo preparada pela Comissão Diocesana dos 75 anos.