Igreja diocesana em festa recebe seus novos sacerdotes

Junho-Julho/2015 Caderno Especial

A Diocese de Piracicaba viveu um grande momento vocacional com a ordenação presbiteral dos diáconos José Geraldo Campos Penido (Zé Geraldo) e Reginaldo Aparecido Brandão (Regis). A missa solene de ordenação realizada em 7 de junho, na Catedral Santo Antônio, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason e concelebrada por padres diocesanos e religiosos, além da participação de diáconos permanentes e seminaristas.

Com presença significativa da juventude, a Catedral ficou lotada de parentes, amigos e fiéis das paróquias onde “Zé Geraldo” e “Regis” realizaram trabalho pastoral como seminaristas. Foi um sinal visível da união da Igreja para receber os novos sacerdotes.

Marcada por ritos que expressam a entrega dos ordenados a Jesus Cristo, à Igreja e à missão de levar o Evangelho ao povo, a celebração teve muitos momentos de alegria, emoção e principalmente de fé, visivelmente expresso nos olhos de “Zé Geraldo” e “Regis”.

Após a proclamação do Evangelho, e seguindo os ritos da cerimônia, os diáconos foram apresentados ao bispo, e o reitor do seminário de filosofia e cerimoniário, padre Claudemir da Silva, pediu ao nosso pastor que os ordenasse para a função de presbíteros, pois eles foram considerados dignos para esse ministério.

Após este momento, festejado pela comunidade presente, Dom Fernando fez sua homilia agradecendo a dedicação de José Geraldo e Reginaldo na caminhada como seminaristas. “Somos felizes por acompanhar o itinerário pessoal e vocacional de vocês, e hoje estamos juntos vivendo este momento de plenitude de vossas vidas. Momento sacramental onde o dom de Deus acontece pelo Espírito Santo na vida de cada um de vocês”, ressaltou o bispo.

Seguindo os ritos da ordenação, os neo-sacerdotes receberam a imposição das mãos e preces do bispo diocesano e demais presbíteros, prometeram obediência ao bispo, foram revestidos com as vestes sacerdotais e apresentados publicamente como novos membros do presbítero diocesano, sob muitos aplausos de toda comunidade.

Ao final da celebração e muito emocionados, os padres José Geraldo e Reginaldo agradeceram a família, aos amigos, as comunidades, aos padres e, principalmente, a Dom Fernando pela acolhida recebida durante o período de formação vocacional e se colocaram à disposição no trabalho do pastoreio do rebanho do Senhor, na Igreja Particular de Piracicaba.

Dando continuidade ao ministério sacerdotal, padre José Geraldo Campos Penido continuará seu trabalho como vigário-paroquial, na Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba, além de atuar como animador diocesano do Setor Juventude. Já padre Reginaldo Aparecido Brandão dará continuidade ao trabalho de vigário-paroquial da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Piracicaba e também como animador da Pastoral da Criança.