Igreja Diocesana unida e reunida em assembleia

Março/2019 - Edição 128 - Ano XIII

Tudo pronto para a Assembleia Diocesana de Pastoral, que está marcada para sábado, 23 de março, a partir das 8h, no Salão da Paróquia São Judas Tadeu, em Piracicaba. O principal objetivo do encontro, que compõe a programação alusiva do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da diocese, é avaliar e animar a implantação do VII Plano Diocesano de Pastoral, aprovado em 5 de dezembro de 2015 e promulgado em 1º de fevereiro de 2016.

A assembleia terá a assessoria de Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande (RS) e participarão aproximadamente 450 pessoas, entre padres e diáconos com uso de Ordens na diocese, religiosos e religiosas, seminaristas, além de cristãos leigos e leigas representantes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPP) e de Assuntos Econômicos (CAEP), dos(as) animadores(as) e coordenadores(as) diocesanos(as) das pastorais, movimentos, equipes, associações e comissões diocesanas.

O coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon, explica que o regimento de implantação do VII Plano Diocesano de Pastoral deve ser avaliado em três níveis: paroquial, regional e diocesano. Ele lembra que as duas primeiras etapas avaliativas foram realizadas no decorrer dos anos de 2017 e 2018. Agora, durante a assembleia ocorrerá a avaliação diocesana da caminhada a partir do VII Plano de Pastoral. “Queremos avaliar a acolhida, implantação e execução das metas do VII Plano de Pastoral nas paróquias, regiões pastorais e na diocese, particularmente nas ações evangelizadoras desenvolvidas pelas pastorais, movimentos, equipes, associações e comissões diocesanas”, salienta o sacerdote.

Padre Kleber explica que o fio condutor do trabalho será o documento do VII Plano de Pastoral, aprovado em 2015, à luz das cinco urgências da evangelização apresentadas pela CNBB nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 (Documento 102, CNBB), da igreja discípula missionária do Documento de Aparecida da 5ª Conferência Episcopal Latino-Americana e Caribenha e do magistério do Papa Francisco, particularmente na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.

Programação Assembleia Diocesana de Pastoral:

7h30 - Chegada, acolhida, café-da-manhã, assinatura da lista de presença;

8h - Oração de abertura;

8h30 - Palavra de abertura (Dom Fernando);

8h45 - Apresentação da pauta e acolhida das delegações (Mons. Ronaldo);

9h10 - Apresentação da síntese dos relatórios paroquiais e regionais (Pe. Kleber);

10h - 1ª Colocação do Assessor: provocação à luz da síntese dos relatórios (Assessor: Dom Ricardo Hoepers);

11h - Intervalo e entrega do “kit lanche”;

11h30 - “Tribuna livre” para impressões, partilhas e sugestões das delegações;