Intervenção para reforma e restauro da Sé Catedral Santo Antônio completa um ano

Abril/2019 - Edição 129 - Ano XIII

Há pouco mais de um ano a Sé Catedral Santo Antônio – “Igreja Mãe” da Diocese de Piracicaba - vem passando por uma grande intervenção em toda a sua estrutura. Construída na década de 1940 e tombada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), as obras de reforma e restauro do templo eram necessárias e urgentes.

Monsenhor Ronaldo Franscisco Aguarelli, cura e pároco da Paróquia Sé Catedral Santo Antônio, lembra que o primeiro passo para que as intervenções tivessem início foi a elaboração de projeto arquitetônico, que posteriormente foi aprovado pela Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese e também pelo Codepac. “As obras começaram com a readequação do antigo salão social da Catedral, que recebeu uma nova finalidade: transformou-se em Centro de Evangelização com novos banheiros, secretaria paroquial, sala de atendimento dos padres, salas de reuniões e catequese, além do restauro da antiga cripta e escadarias. Nesta fase foi instalado também um elevador para dar acesso aos três pisos da igreja e, contemporaneamente, iniciou-se a retirada dos vitrais para restauro e a confecção dos móveis para o centro de evangelização”, explica o sacerdote.

O presbítero informa que atualmente estão sendo executadas obras de reforma e revitalização de toda rede elétrica do templo que receberá futuramente a nova iluminação, a climatização, câmeras de segurança e a nova sonorização. Também estão sendo realizados serviços em outras áreas. “A reforma, restauração e a adaptação da sacristia, bem como a confecção de armários embutidos para “guardar com zelo” os paramentos e os objetos litúrgicos e religiosos e a construção de nova escadaria que ligará os três pavimentos da igreja também estão comtemplados nesta fase dos trabalhos”, enfatiza monsenhor Ronaldo.

Para finalizar a reforma e restauro ainda faltam, segundo o pároco, a lavagem das paredes externas, o restauro da capela do batismo (batistério), a pintura interna da Catedral, das portas externas e internas, dos pisos do átrio, da nave, do presbitério e da capela do Santíssimo Sacramento, das torres e cruzes, e finalmente, a construção do pórtico frontal da Catedral conforme o projeto original do arquiteto Benedito Calixto. “O nosso grande sonho era entregar à comunidade diocesana a Catedral totalmente restaurada, reformada e completa, conforme projeto arquitetônico, durante o Jubileu de Brilhante, contudo no percurso tivemos alguns contratempos, mas com paciência, dedicação e planejamento cada situação está sendo bem resolvida a seu tempo”, informa o religioso.

CAMPANHA “ABRACE A CATEDRAL” - Com o objetivo de angariar recursos para subsidiar a obra foi lançada no ano passado a “Campanha Abrace a Catedral de Piracicaba” com a finalidade sensibilizar as pessoas para colaborarem neste momento privilegiado da história da paróquia, da cidade e da diocese. Como parte da campanha está acontecendo uma “Ação entre Amigos” aprovada legalmente pelos órgãos competentes da Receita Federal sob o número 1847. O sorteio será realizado pela Loteria Federal, do dia 12 de outubro de 2019. Os prêmios serão: um carro zero Km Renault Kwid; uma motocicleta Honda Fan 160 - zero Km, uma Honda Biz 110 CC - zero Km, um celular Iphone Apple 7 e uma TV 40’ Led.

“Por isso, solicito respeitosamente a todas as pessoas de boa vontade, às empresas, aos comerciantes e outros que “abracem de fato a Sé Catedral Santo Antônio” de Piracicaba, patrimônio religioso, histórico e cultural da cidade e da diocese, adquirindo bilhetes e carnês da “Ação entre Amigos”. É importante ressaltar ainda que a reforma da Catedral de Piracicaba não recebe nenhum benefício financeiro das esferas municipal, estadual ou federal. São recursos próprios, ou seja, fruto do trabalho da nossa comunidade paroquial”, finaliza monsenhor Ronaldo.