Assembleia Diocesana avalia Plano de Pastoral

Abril/2019 - Edição 129 - Ano XIII

Cuidar e acolher. Esse foi o pedido feito por Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande (RS) durante sua explanação na Assembleia Diocesana de Pastoral, ocorrida em 23 de março, no Salão da Paróquia São Judas Tadeu, em Piracicaba. No início de sua palestra, disse o bispo: “Precisamos cuidar de quem está dentro da nossa Igreja, ou seja, dos agentes de pastorais, dos presbíteros, dos religiosos(as) e acolher aqueles que estão fora. Sermos uma Igreja cuidadora e acolhedora esta é nossa missão urgente”, afirmou Dom Ricardo.

Dom Ricardo Hoepers assessorou a Assembleia Diocesana que contou com a participação de aproximadamente 450 pessoas entre presbíteros, diáconos permanentes, religiosos(as), seminaristas e leigos inseridos nos conselhos das 69 paróquias da diocese, além de membros de Novas Comunidades e outros organismos presentes em nossa Igreja. Inserida dentro das atividades alusivas ao Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da diocese, a assembleia teve como tarefa principal avaliar e animar a implantação do VII Plano de Pastoral.

A assembleia foi aberta com uma oração preparada pelo Secretariado Diocesano de Pastoral, logo após, padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador Diocesano de Pastoral fez uma exposição da caminhada do VII Plano de Pastoral, desde sua promulgação em 2015 até os dias atuais. A avaliação foi apresentada a partir dos relatórios enviados ao Secretariado de Pastoral pelas paróquias e regiões pastorais. Em seguida, a assembleia foi conduzida pelo Vigário Geral da diocese, monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli.

Durante cerca de 45 minutos Dom Ricardo proferiu uma verdadeira catequese, orientando a todos a aderirem sem reservas a Jesus Cristo. “É belo o Plano de Pastoral da Diocese de Piracicaba, mas não adianta termos um belo documento sem a adesão a Jesus Cristo e espiritualidade missionária. Lembremos que a Igreja é como uma árvore frondosa. É bom estarmos em sua sombra, mas se ela não der frutos de formar novos discípulos, ela não cumpre sua missão”, salientou o prelado.

Ao final Dom Ricardo parabenizou a caminhada da Diocese de Piracicaba e considerou extraordinário o engajamento e a presença de tantos agentes de pastorais e do clero. “Uma diocese organizada em suas ações e metas. Um Plano de Pastoral que está embasado nos documentos da Igreja. A Diocese de Piracicaba é uma igreja viva; em resumo, que ela possa cumprir a sua meta de tornar toda paróquia e a paróquia toda missionária”, finalizou o bispo.

Secretária do I ao IV Plano de Pastoral, Maria Inês Carnio disse que foi muito gratificante participar da Assembleia Diocesana de avaliação e animação do VII Plano de Pastoral. “Fazer a retrospectiva da caminhada, desde o I Plano e recordar que o primeiro objetivo foi construído junto, no secretariado, palavra por palavra. Sementes que foram semeadas e continuam dando frutos. Acompanhar a caminhada e ver como o que nós começamos teve continuidade, com cada padre coordenador de Pastoral, e foi aprimorado, foi gratificante”, disse Maria Inês.

Padre Aparecido Barbosa, atualmente pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Capivari, e que atuava como Coordenador Diocesano de Pastoral quando da aprovação e promulgação do VII Plano, agradeceu por ter feito parte da elaboração do documento que tem como ponto principal nos tornar uma ‘Igreja em saída’. “Este Plano nos chama a sermos uma Igreja diocesana profética, missionária e pastoral e com o envolvimento de todos”, ressaltou o presbítero.

“Gratidão”: esta foi a palavra de padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador diocesano de Pastoral, ao destacar a dedicação e o trabalho realizado nas paróquias pelos padres, diáconos permanentes, religiosos(as), leigos(as) e pelas demais organismos da Igreja Diocesana, os quais considera ‘um grande exército de Deus’. “Muitas coisas belas já aconteceram, mas ainda há esperança e muito por fazer em nossa diocese. São grandes os desafios nesta caminhada para formarmos discípulos missionários para nossa Igreja Particular”, enfatizou o presbítero.

Antes da bênção final, o bispo diocesano Dom Fernando Mason, agradeceu a presença de Dom Ricardo, a dedicação de padre Kleber e a equipe do Secretariado Diocesano na organização da assembleia, ao cônego Norberto Cazellotto Junior pela espaço cedido para a realização do encontro e, principalmente, a todo o clero e aos agentes diocesanos e paroquiais que estavam presentes e que dedicam suas vidas ao Evangelho de Jesus Cristo.