Centro Diocesano de Pastoral e Cúria Diocesana – Espaço de formação e administração da Igreja

Julho/2019 - Edição 132 - Ano XIII

Quem passa em frente ao Centro Diocesano de Pastoral, localizado na avenida Independência, 1.146, bairro Higienópolis, dificilmente calcula a dimensão do que está ali construído. Neste local há um complexo com 11.258 metros quadrados que abriga, atualmente, quatro espaços com funções distintas, mas que atuam sinergicamente: a Cúria Diocesana, o Centro Diocesano de Pastoral, a Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade) e a Capelania São Francisco de Assis. A estrutura é composta por dois prédios, denominados Dom Aníger Francisco de Maria Melillo e Dom Eduardo Koaik, sendo a Capelania anexa ao prédio Dom Aníger.

O prédio Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, onde atualmente encontra-se a Cúria Diocesana e o Centro Diocesano de Pastoral, foi construído em 1950 e é tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) de Piracicaba. Com aproximadamente 8.500 metros quadrados de construção, o edifício foi totalmente restaurado em 2011 e, desde 2012, abriga a Cúria Diocesana e o Centro Diocesano de Pastoral, o Curso Diocesano de Teologia e a Escola Diaconal “São Filipe”, além de diversas salas destinadas às pastorais e aos movimentos diocesanos, tendo, ao lado, a Capelania São Francisco de Assis. Antes de abrigar estes diversos espaços da diocese, o local foi utilizado, por mais de duas décadas, para abrigar o Lar Franciscano de Menores.

No prédio Dom Eduardo Koaik está o escritório de contabilidade e a Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade), com as suas diversas UPSs (Unidades Prestadoras de Serviço).

Cúria Diocesana - A Cúria Diocesana ou Mitra Diocesana (fazendo uma alusão à mitra, insígnia de jurisdição e governo próprio do bispo) “são organismos e pessoas que ajudam o bispo no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do Poder Judiciário” (CIC cân. 469).

A Cúria Diocesana de Piracicaba é composta pelas seguintes funções e departamentos, visando atender dignamente as paróquias e outros movimentos que compõem a diocese: Vigário Geral, Chanceler, Ecônomo e Moderador da Cúria, Coordenador Diocesano de Pastoral e Vigário Judicial. Há ainda os Departamentos de Economia e Administração, Contabilidade e Pessoal, Chancelaria, Assessoria de Comunicação, Assessoria Jurídica, Secretariado Diocesano de Pastoral, Tribunal Diocesano, Centro Documental, além de Recepção e Serviços Gerais.

Centro Diocesano de Pastoral – É um espaço que abriga salas de encontros das diversas pastorais e movimentos, o Curso Diocesano de Teologia, a Escola Diaconal “São Filipe”, além de um salão nobre com 150 lugares, onde acontecem encontros de formação e palestras ligadas à Igreja ou de interesse social.

Pasca - Pastoral do Serviço da Caridade - é um órgão ligado à Diocese de Piracicaba, criado em 1988, com o objetivo de dar personalidade jurídica e administrar os projetos e trabalhos sociais diocesanos. Atualmente, é responsável pelas seguintes UPSs (Unidades Prestadoras de Serviço): Banco de Remédios, Seame (Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa), Projeto Preventivo, Gaap (Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba “Doce Ação”) e CCI (Centro de Convivência Infantil).

Capelania - Anexa ao prédio Dom Aniger está a Capelania São Francisco de Assis e, desde o início de 2019, tem como primeiro e atual reitor o padre Sebastião Luiz de Souza. Até dezembro de 2018, a então Capela São Francisco de Assis integrava o território da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Piracicaba, e era confiada aos frades menores capuchinhos. Hoje, está anexada extraterritorialmente à Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral. Porém, a administração está vinculada à Cúria Diocesana.