Serviço que ajuda no discernimento vocacional

Agosto/2019 - Edição 133 - Ano XIII

“Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores”. Esta frase contida na Oração pelas Vocações tem sido atendida e respeitada, na Diocese de Piracicaba, nos seus 75 anos de existência.

Em nossa diocese, muito antes de um jovem vocacionado iniciar a sua formação no seminário diocesano ele é convidado a participar dos encontros de formação vocacional promovido, mensalmente, pela Pastoral Vocacional Diocesana e pelo Serviço de Promoção Vocacional.

Jovem, acima de 15 anos, que, muitas vezes, procura o pároco de sua Paróquia, afirmando que sente o chamado ao serviço da Igreja como sacerdote, é orientado a participar, durante um determinado período, dos encontros de formação. Este período de acompanhamento pode variar entre um ano, dois ou até mais anos. É uma caminhada de discernimento, antes de ingressarem na primeira etapa para a formação presbiteral.

Os encontros são realizados sempre no primeiro final de semana do mês, no Centro Diocesano de Formação, localizado junto ao Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, instalado no bairro Nova Suíça, em Piracicaba. Naquele espaço, o jovem já poderá compreender e sentir se, realmente, está sendo chamado ao serviço sacerdotal, ou seja, se existe o desejo de doação de sua vida à Igreja e ao próximo.

A formação é coordenada pelo animador diocesano da Pastoral Vocacional, padre Danilo Rubia Soares, reitor do Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”. Ele conta ainda com o apoio do padre Rodrigo Stefanini Françoia, do Seminário Filosófico "São João XXIII", e do padre Antonio César Maciel Mota, do Seminário Teológico “São José”.

Neste mês vocacional, se você jovem, sente-se chamado para servir a Deus e à Igreja, venha discernir este chamado, participando dos encontros vocacionais. Converse com o pároco de sua paróquia ou envie um e-mail para filosofia@diocesedepiracicaba.org.br ou, ainda, ligue para (19) 3434-0960.

Lembre-se: “A messe é grande, mas os operários são poucos; pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para a sua messe” (Mt 9,37-38).