Núncio Apostólico é o representante do papa e do estado do Vaticano, no Brasil

Agosto/2019 - Edição 133 - Ano XIII

O Núncio Apostólico tem dupla missão em um país. A primeira consiste em representar o Romano Pontífice (Papa Francisco) e a Santa Sé, diante da República Federativa do Brasil, onde, tendo status de embaixador, ele é o decano do Corpo Diplomático junto ao governo, isto é, ele sempre será o encarregado de transmitir à Presidência da República as inquietações da comunidade internacional com a referida nação. A segunda é de caráter pastoral, cuja tarefa é transmitir as mensagens do Santo Padre para todas as dioceses do Brasil. Ele também é responsável para indicar ao Papa a nomeação dos bispos. Normalmente, reside na Nunciatura Apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma embaixada.

Desde 10 de fevereiro de 2012, Dom Giovanni D’Aniello é o Núncio Apostólico do Brasil. Ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI e assumiu o cargo, sucedendo dom Lorenzo Baldisseri, que ocupou a função por dez anos.

Dom Giovanni tem 64 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote, em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé, em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico da República Democrática do Congo, em 2001, e, em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

História - Em 1808, Lorenzo Caleppi, núncio em Portugal, acompanhou Dom João VI e a corte portuguesa em sua transferência para o Brasil. Em 1829, Felice Ostini foi designado para o Brasil. Esse fato marca o início das relações diplomáticas entre a Santa Sé e os outros países da América do Sul. Em 1902, este posto diplomático foi elevado à categoria de Nunciatura. Quando foi criada e instalada a Diocese de Piracicaba, em 1944, o Núncio Apostólico era Dom Bento Aloisi Mazzella.

Festividades do Jubileu de Brilhante da Diocese terá presença do Núncio Apostólico no Brasil

O representante da Santa Sé no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello, visitará a Diocese de Piracicaba, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, por ocasião dos festejos de encerramento do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da nossa Igreja Particular.

O ponto alto da presença do representante do Papa Francisco, em nossa diocese, será no domingo, 8 de setembro, às 16h, no Engenho Central, em Piracicaba, onde Dom Giovanni D’Aniello presidirá Solene Celebração Eucarística comemorativa do Jubileu de Brilhante. A santa missa será concelebrada pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason, bispos convidados e pelos sacerdotes, contando também com a presença dos religiosos e religiosas, diáconos permanentes seminaristas, acólitos, coroinhas, das equipes diocesanas de pastorais, movimentos e associações, das equipes paroquiais e fiéis da diocese.

Durante a visita à diocese, o Núncio Apostólico terá momentos de encontro com o clero diocesano (diáconos permanentes e presbíteros) e com as autoridades civis dos 15 municípios que compõem o território diocesano. Dom d’Anello também celebrará na Paróquia São Francisco Xavier, em Piracicaba, e terá um encontro com a juventude na Sé Catedral Santo Antônio. Ainda compõem a agenda oficial celebração no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José e visita reservada ao Lar Escola da Serva de Deus Madre Cecília do Coração de Maria, ambos em Piracicaba.

Jubileu de Brilhante da Diocese de Piracicaba
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
6, 7, 8 e 9 de setembro de 2019

Sexta-feira – 6 de setembro

19h30 – Abertura oficial do Jubileu de Brilhante, no Engenho Central, em Piracicaba.
20h30 – Início do “FestVoc” com apresentações da categoria Música.

Sábado – 7 de setembro
9h – “FestVoc” com apresentações das categorias Dança e Teatro (períodos da manhã e tarde).
19h – Santa Missa, na Paróquia São Francisco Xavier, em Piracicaba, presidida pelo Sr. Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello.
20h – Premiação do “FestVoc”.
21h – Show de encerramento com o DJ TAU. (Entrada Franca)

Domingo – 8 de setembro
8h – Acolhida dos jovens para o “DNJ”, café da manhã e momento de animação na Praça da Sé Catedral Santo Antônio.
8h30 – Visita do Sr. Núncio à Cúria Diocesana e, em seguida, encontro com os diáconos permanentes e esposas.
9h30 – Visita do Sr. Núncio à Sé Catedral, encontro e catequese com os jovens da Diocese.
10h30 – Caminhada dos jovens em “Defesa da Vida” até o Engenho Central de Piracicaba e início das atividades esportivas e de lazer do “DNJ”.
11h – Encontro do Sr. Núncio com os presbíteros, no Centro Diocesano de Formação.
15h30 – Encontro reservado do Sr. Núncio com os prefeitos dos 15 municípios da Diocese de Piracicaba e autoridades convidadas, no Engenho Central de Piracicaba.
16h – Solene Celebração Eucarística (Missa) comemorativa do Jubileu de Brilhante da Diocese de Piracicaba, no Engenho Central de Piracicaba, presidida por Dom Giovanni D’Aniello e concelebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, bispos convidados e pelos sacerdotes do clero diocesano e religioso, com participação dos diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, acólitos e coroinhas, das equipes de pastorais, movimentos e associações diocesanas e paroquiais, fiéis e autoridades da Diocese de Piracicaba.
19h – Show de encerramento do Jubileu com o Ministério Adoração e Vida, com Walmir Alencar. (Entrada Franca)

Segunda-feira – 9 de setembro
9h – Santa Missa, no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José, presidida pelo Sr. Núncio Apostólico.
10h30 – Visita do Sr. Núncio ao Lar Escola Madre Cecília do Coração de Maria e às obras sociais.
12h – Encontro do Sr. Núncio com os Seminaristas dos Seminários Diocesanos, em Campinas.