Manifestações de fé, amor e comunhão marcaram a festa do Jubileu de Brilhante da Diocese de Piracicaba

Setembro/2019 - Edição 134 - Ano XIII

Aproximadamente 10 mil pessoas participaram, no domingo, 8 de setembro, da festa do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da Diocese de Piracicaba, realizada nas dependências do Parque do Engenho Central, em Piracicaba. O ápice da celebração jubilar foi a Missa Solene, presidida pelo representante do Papa Francisco no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello. A celebração eucarística foi uma grande manifestação de fé, amor e comunhão pela Igreja Diocesana.

A missa foi concelebrada pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason, pelos arcebispos Dom João Inácio Müller (OFM) de Campinas e Dom Orlando Brandes de Aparecida e Administrador Apostólico de Limeira, pelos bispos Dom Aloísio Hilário de Pinho (PODP), bispo Emérito de Jataí/GO, Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo Emérito de Blumenau/SC, Dom Eduardo Malaspina, bispo Auxiliar de São Carlos/SP e Presidente da Sub-Região Campinas, Dom Francisco Carlos da Silva, bispo de Lins/SP, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto (CR), Bispo de Itapetininga/SP, Dom Paulo Cezar Costa, bispo de São Carlos/SP e dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista/SP, além dos padres diocesanos e religiosos.

A celebração contou também com a presença dos diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, acólitos, coroinhas, representantes das diversas equipes pastorais, movimentos e associações, das equipes paroquiais, autoridades e milhares de fiéis dos 15 municípios que compõem o território diocesano.

Carismático e sempre sorridente, Dom Giovanni encantou os fiéis, com o seu jeito simples de ser, e trouxe um novo ânimo à Diocese. Chegando ao Engenho Central para celebrar a santa missa, fez questão de passar pelo meio do povo, até chegar ao local para paramentação litúrgica, carinhosamente abraçando e cumprimentando as pessoas que o aguardavam, sempre dizendo: “obrigado por me convidar, estou feliz por estar com vocês nesta festa”.

Em uma bela homilia, Dom Giovanni convidou todos a serem irmãos e servidores uns dos outros, enfatizando: “Hoje esta festa jubilar deve ser para cada um a renovação da fé e do testemunho da Palavra de Jesus Cristo”.

Durante a homília, ainda brincou: “Quero viver até os 91 anos, assim como monsenhor Jorge, que está aqui entre nós, e, assim, poderei participar do Jubileu dos 100 anos da criação da instalação desta diocese. Rezem por mim e também pela Papa Francisco”, pediu.

Ao finalizar a sua mensagem na festa jubilar, Dom Giovanni agradeceu todo carinho que recebeu, desde o momento que chegou ao território diocesano. “Quero dizer a vocês que vivi nesta diocese uma emoção extraordinária e vou dizer ao Papa Francisco que encontrei, aqui, uma Igreja viva. Agradeço a Deus por ter me proporcionado viver esta alegria”, finalizou o Núncio Apostólico, sendo aplaudido por todos.

Ao final da celebração, padre Marcelo Sales, presidente da Comissão do Jubileu dos 75 anos, agradeceu o empenho e dedicação de todos que organizaram os eventos do Jubileu e também todo apoio dado pela Prefeitura de Piracicaba e benfeitores de iniciativa privada.
A festa jubilar terminou com o show do Ministério Adoração e Vida de Walmir Alencar, que animou o público presente, principalmente a juventude católica.