Novena de Natal em Família

Novembro/ 2019 - Edição 136 - Ano XIII

Aproxima-se o Natal e com ele a realização da Novena de Natal em Família. A Novena de Natal sempre foi oportunidade de se formarem e fortalecerem “pequenas comunidades eclesiais missionárias”, nas casas das famílias. Essas pequenas comunidades são lugar de oração e verdadeiros oásis dentro das nossas paróquias. São sementeiras!

Nestas pequenas comunidades, muitas vezes, acontece o resgate de cristãos católicos afastados. Ali, se fortalecem laços entre vizinhos que se tornam amigos, irmãos e intercessores uns dos outros; acontece o contágio da fé. Ali, muitas vezes acontece a abertura daqueles que estavam não somente com as casas fechadas, por medo do desconhecido, mas de corações fechados por medo do novo! E o novo que vem chegando é JESUS!

A Novena de Natal vem em sintonia com o mandato missionário “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15), pois, após as missões realizadas durante o “Mês Missionário Extraordinário” de outubro de 2019, temos agora pessoas estimuladas a uma participação mais constante na comunidade e em cada quarteirão. Para essas famílias que receberam o “Querigma”, pode-se dizer que a Novena de Natal torna-se a sequência desse Primeiro Anúncio, pois, depois do “Talitha, qum” (Mc 5,41), vem o “dai-lhes vós mesmos de comer” (Lc 9,13).

Disse o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo: “as Novenas de Natal estimulam a conversão aos caminhos do Senhor, despertam para a espera vigilante e dispõem a acolher com alegria o Deus que veio, que vem, continuamente, e que ainda virá, conforme Jesus prometeu”.

Queremos, então, motivar os animadores de ruas, quarteirões e setores, onde exista uma pequena comunidade, uma CEB, um grupo de terço ou outros grupos de famílias, a buscar, desde já, nas secretarias de suas paróquias, os materiais que a CNBB e outras editoras católicas já prepararam e disponibilizaram para a realização da Novena do Natal 2019.

O Chamado é para todo Batizado: “Ide e Evangelizai”! Então convidamos você que já reza na sua casa a bater na casa dos seus vizinhos e fazer-lhes o convite: “Vamos rezar a Novena de Natal deste ano juntos?”. “A humanidade aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus” (Rm 8,19). Nós somos estes filhos de Deus! Talvez a humanidade esteja aguardando que cada um de nós faça a sua parte como propagador da Boa Nova. O momento é hoje, a hora é agora!

Dez dicas para fazer uma boa novena:
1. Batam nas casas da vizinhança, convidem e preparem uma reunião para agendar os dias da novena.
2. Escolham para cada dia da novena um local.
3. Façam um calendário e compartilhe com as famílias.
4. Escolham um livreto com o roteiro da Novena.
5. Envolvam mais pessoas.
6. Valorizem as crianças.
7. Utilizem os símbolos e sacramentais.
8. Animem com cantos.
9. Combinem um gesto concreto.
10. Comprometam-se a dar continuidade ao grupo, com o término da novena.

Diác. Edson Evaldo Reame e Eunice Aparecida Gomes da Silva Reame
Coordenadores Diocesanos da Campanha da Evangelização