A Palavra se fez carne e habitou entre nós

Setembro/2015 Edição 93 - Ano IX

O que a Palavra de Deus diz dela mesma? Vejamos: “A Palavra de Deus é viva, é realizadora, mais afiada do que toda a espada de dois gumes: ela penetra até onde se dividem a vida do corpo e a do espírito, as articulações e as medulas e é capaz de distinguir as intenções e os pensamentos do coração” (Hb 4,12).

O que seria de nós sem as Sagradas Escrituras e os Sacramentos? Como alimentaríamos a fé, a esperança e a caridade? Como iríamos compreender a presença do Senhor na vida, na história e no destino da humanidade? Certamente são questionamentos interessantes. Por isso, vamos entender um pouco mais o que são a Palavra de Deus, sua importância e seus efeitos.

Toda a história da salvação é uma prova de como a Palavra de Deus é viva. Quem toma a iniciativa de se comunicar é Deus, fonte da vida. A sua Palavra dirige-se ao homem e à mulher, criados a sua imagem e semelhança, obra das suas mãos, criados precisamente para serem capazes de Lhe responder, entrando em comunicação com Ele. Assim, sabemos que a Palavra de Deus acompanha o homem desde a criação até o fim da sua peregrinação na terra. Sabemos que o Senhor se manifestou de diversos modos, atingindo o ápice no mistério da Encarnação, quando, por obra do Espírito Santo, o Verbo, Deus junto de Deus, “se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).

A Palavra de Deus é também afiada. Ilumina a vida do homem, apontando-lhe o caminho a seguir, sobretudo, através dos mandamentos. As Bem-Aventuranças são, por sua vez, o ideal da vida cristã, vivida na escuta da Palavra de Deus que orienta os sentimentos do coração, inclinando-o para o bem e purificando-o do que é pecaminoso.

A Palavra de Deus é eficaz. Comprovam-no as histórias pessoais dos patriarcas e dos profetas, bem como a do povo eleito, da Antiga e da Nova Aliança. De forma excepcional, testemunha-o Jesus Cristo, Palavra Viva do Pai que, encarnando, “veio habitar no meio de nós”, e que continua a anunciar o Reino de Deus e a curar os enfermos através da sua Igreja. Esta realiza tal obra de salvação por meio da Palavra e dos Sacramentos, de modo especial da Eucaristia. A Palavra de Deus é, portanto, fonte da comunhão entre o homem e Deus e entre os homens, que o Senhor ama.

A Palavra de Deus é o motor inesgotável da missão eclesial, tanto para os que estão perto, como para os que estão longe. Obedecendo ao mandato do Senhor Jesus e entregando-se à força do Espírito Santo, a Igreja está, portanto, em permanente estado de missão.

A Palavra de Deus irradia, sobre toda a vida da Igreja, qualificando sua presença na sociedade, como fermento de um mundo mais justo e pacífico, livre de toda a espécie de violência e aberto à construção de uma civilização do amor.

Resumindo, a Palavra de Deus dá vida, mostra-nos a vontade de Deus, aproxima-nos Dele, faz-nos crescer e frutificar, cura-nos e renova a alma, restabelece a paz, a força e a felicidade, leva-nos a buscar a sabedoria, o entendimento, as coisas do alto, isto é, o céu e muito mais...

Assim, possamos, no Mês da Bíblia, entrar em contato com a Palavra do Senhor e que de fato deixemos que ela ilumine nossa vida e possamos cantar como o salmista: “A tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Sl 118(119), 105).

Pe. Ronaldo Francisco Aguarelli - aguarelli.pe@gmail.com