Aula inaugural do Curso de Teologia tem participação de 260 pessoas

Março/ 2020 - Edição 139 - Ano XIV

Aproximadamente 260 pessoas participaram da aula inaugural do Curso Diocesano de Teologia, no último dia 5 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral, que teve como tema “Vaticano II e a Igreja de Jesus Cristo – propostas para a caminhada do povo de Deus no século XXI”. A palestra foi proferida pelo diretor do Curso, padre Adalton Roberto Demarchi.

Com o auditório lotado, a aula foi aberta pelo ecônomo e vice-diretor do Curso, padre Marcelo Sales. A aula inaugural contou ainda com as presenças dos padres Kleber Fernandes Danelon, responsável pela Coordenação Diocesana de Pastoral e Aparecido Barbosa, ambos docentes do Curso.

Ao discorrer sobre o tema, padre Adalton lembrou a trajetória da Igreja nos diversos Concílios até chegar ao Vaticano II e teve como foco principal “arejar” a Igreja e provocar uma transformação. “Passados 50 anos de história, conquistas do Concilio estão alicerçadas, mas temos, ainda, muito que aprender com as decisões do Vaticano II, um concílio profundamente pastoral e inovador”, ressalta o presbítero.

Entre os alunos que iniciarão o Curso Diocesano de Teologia, neste ano, está Paulo César Zoz da Silva, que pertence à Paróquia São Benedito, cidade de Americana, Diocese de Limeira, e fará a formação na turma da cidade de Santa Bárbara d’Oeste. Ele afirma que ficou muitos anos afastado da Igreja e que, atualmente, está em processo de conversão. “Acredito que o curso de teologia me ajudará a encontrar de fato a Igreja que tenho de ser e entender melhor a minha religião”, enfatizou Paulo. Também, Bruna Fernanda Moraes, da Paróquia São José, em Piracicaba, disse que o objetivo de ter se matriculado no curso é a possibilidade de conhecer melhor a Bíblia. “Quero conhecer e entender a Sagrada Escritura”, finaliza a jovem Bruna.

NÚMEROS – Atualmente, a Curso Diocesano de Teologia tem 450 alunos matriculados, sendo 190 matriculados no 1º ano (130 em Piracicaba e 130 em Santa Bárbara d’Oeste), 77 alunos no 2º ano, 65 cursando o 3º ano e 47 estudantes no 4º e último ano.