É Tempo de Cuidar: CNBB e Cáritas Brasileira lançam Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil

Maio/ 2020 - Edição 141 - Ano XIV

Com o lema “É tempo de cuidar”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira realizam a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil. Lançada no domingo de Páscoa, 12 de abril, esta ação nacional busca estimular a solidariedade por meio de gestos concretos, como a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, grande parcela da população brasileira está enfrentando uma realidade de extrema vulnerabilidade. Além de incentivar a ajuda material às pessoas, a Ação Solidária Emergencial também promove o cuidado no campo religioso, humano e emocional, unindo-se a diversas campanhas e projetos de solidariedade que já estão em curso pelo país.

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, destaca que neste momento em que o país vive, a solidariedade é o selo de autenticidade da vida dos verdadeiros cristãos, o indispensável compromisso cidadão, a tarefa primeira dos governantes, a conversão dos ricos, a nova compreensão para inaugurar o tempo novo que está sendo exigido por todos, o único novo caminho para a paz e para o equilíbrio que o planeta precisa, urgentemente, a única prática política, o novo jeito de ser humanidade.

Comunidades, paróquias e dioceses poderão se informar sobre as iniciativas já em curso ou saber como planejar com antecedência as ações solidárias e como organizar as equipes, além de obter orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para a coleta, a preparação, a entrega e o registro dessas ações. Também é possível fazer o download dos documentos elaborados pela Cáritas que trazem informações abrangentes sobre a Ação Solidária Emergencial. Para isso, acesse: http://www.cnbb.org.br/tempodecuidar/.

Uma mobilização nas redes sociais convoca ainda que as pessoas gravem vídeos de 15 segundos ou façam fotos das ações realizadas de forma comunitária ou individual e postem nos stories do Facebook e Instagram marcando a CNBB (@CNBBnacional) e a Cáritas Brasileira (@CaritasBrasileira) e colocando a hashtag #TempodeCuidar.