Paróquia São João Batista a caminho dos 190 anos de evangelização

Setembro/2015 Edição 93 - Ano IX

A História

Criada em 11 de outubro de 1926, a Paróquia São João Batista, da cidade de Capivari, é a mais antiga Igreja da Diocese de Piracicaba, depois da Catedral Santo Antônio. Foi em torno da Matriz que nasceu a cidade de Capivari.

Tudo começou em 30 de abril de 1813, quando o cônego João Ferreira de Oliveira Bueno, tesoureiro-mor da Catedral de São Paulo, encaminhou ao bispo Dom Mateus de Abreu Pereira o pedido oficial de criação da Freguesia de Capivari, sob a proteção de São João Batista. O bispo escreveu ao rei Dom João VI, pedindo a criação da freguesia, fato que ocorreu cinco anos depois. O próprio rei escreve exigindo a definição do lugar exato onde se iria edificar a igreja.

Em 5 de junho de 1820, foi assinada provisão com a qual ficou criada a capela curada. Em fins de julho do mesmo ano, após longa viagem pelo caminho de Itu, chegava a Capivari o primeiro capelão, padre João Jacinto dos Serafins. No dia 11 de agosto de 1820, foi rezada a primeira missa na capela, construída antes mesmo do povoado.

Quando o sacerdote chegou, encontrou o barracão de uma capela, ainda inacabado, situado num terreno todo murado que incluía o cemitério, removido só no começo do século 20, onde hoje é a Praça da Matriz. Seis anos depois, em 11 de outubro de 1826, foi instalada a freguesia (paróquia), com a posse do primeiro vigário, padre Inácio Francisco de Moraes.

Em 10 de julho de 1832, foi criada a então denominada “Vila de São João Batista de Capivari de Baixo”. Este fato é considerado como a fundação de Capivari. No Brasil, à época, era costume que as cidades fossem fundadas e crescessem em torno das capelas e das igrejas. Capivari é um exemplo desta tradição.

Foi Padre Inácio que decidiu construir a nova matriz existente até hoje. Ele também fundou um colégio na cidade e foi o primeiro professor e boticário do município. Seu corpo está sepultado em uma cripta dentro da Igreja.

Mais tarde, com o crescimento da cidade, foi necessário o desmembramento territorial da Paróquia São João Batista e dela surgiram as Paróquias São Benedito e Nossa Senhora de Fátima, em Capivari, Nossa Senhora de Lourdes, em Rafard e São Pedro, em Mombuca.

Párocos

Em 189 anos de história, muitos foram os sacerdotes que levaram a Palavra de Deus ao povo, além de atuarem como administradores e ajudarem na construção da Matriz. Um belo templo, com um presbitério todo em madeira e com afrescos que encantam a todos que vão à Igreja para participar de celebrações e fazer orações.

Os primeiros padres a dirigir a paróquia foram Melchior de Pontes Amaral (1827), Antônio Luiz Peralva (1829), Cândido Lúcio de Almeida e João Alves de Siqueira (1836). Em 1839 assumiu a paróquia o padre Fabiano José Moreira de Camargo, com os vigários-coadjutores Antônio Correa Pimentel e Francisco de Paula Lima. Padre Fabiano se destacou na história da cidade e da paróquia, que dirigiu por 35 anos.

Depois dele vieram muitos sacerdotes que deram continuidade à obra de Deus. Atualmente a paróquia é administrada pelo padre Adalton Roberto Demarchi.

Ano Jubilar

Sob a coordenação do pároco padre Adalton, a paróquia inicia no mês de outubro, as comemorações do Ano Jubilar dos 190 anos que serão celebrados em 2016. A abertura oficial ocorrerá dia 11, com missa, às 19h, na Matriz. Na ocasião será lançado o selo comemorativo pelos Correios. Após a celebração haverá um Recital com o Coral da Escola de Música de Tatuí que apresentará a peça “As vésperas festivas de Mozart”. “Até outubro de 2016, todo dia 11 de cada mês, teremos missa e apresentação cultural”, explica o pároco.

Padre Adalton salienta ainda que para marcar os 190 anos da paróquia, a Matriz está sendo totalmente restaurada e reformada. “Iniciamos os trabalhos em 2013 e acreditamos que serão concluídos até outubro do ano que vem na grande festa jubilar”.

Vocações

Foi na paróquia São João Batista, que dois ícones de nossa Igreja Particular deram seus primeiros passos vocacionais. Monsenhores Luiz Gonzaga Juliani e Jorge Simão Miguel foram coroinhas e serviram o altar da paróquia antes de iniciar a caminhada para o sacerdócio no seminário diocesano. Hoje são párocos eméritos, mons. Juliani, na Paróquia São José, em Piracicaba, e mons. Jorge, na Imaculada Conceição, também em Piracicaba. São 60 anos de vida sacerdotal.

Hoje, um jovem seminarista da paróquia caminha para a ordenação sacerdotal. No terceiro ano de Teologia, Mateus Kerches Nicolucci disse que para ele é motivo de orgulho fazer parte de uma paróquia com uma história de fé tão bonita e poder participar desta festa jubilar. “Minha caminhada vocacional segue, para que em 2017, minha ordenação diaconal aconteça nesta paróquia e mais um capivariano possa fazer parte do presbitério diocesano”, diz o seminarista.