Ações da Igreja diocesana em tempos de Covid-19

Maio/ 2020 - Edição 141 - Ano XIV

A Igreja do Brasil e do Mundo há anos desenvolve trabalhos com a missão de construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos. Por isso, diante da pandemia de Covid-19, as arquidioceses, dioceses, paróquias e comunidades se mobilizaram para um compromisso de caridade material e espiritual.

Na tentativa de amenizar as consequências geradas pela necessidade de distanciamento social, várias ações estão sendo realizadas na Diocese de Piracicaba, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social.

Retrato fiel do carisma vicentino de caridade aos mais necessitados, a Sociedade São Vicente de Paulo, que tem uma estrutura organizada em três Conselhos na diocese: Central de Piracicaba, Central Norte de Piracicaba e Central de Rio Claro, observou um aumento de 20% na procura por cestas básicas no mês de abril.

Com o apoio das paróquias e das pastorais sociais, as famílias já cadastradas e a nova demanda devido à pandemia foram atendidas. “Graças a Deus, estamos recebendo apoio dos padres das paróquias, que tiveram a brilhante iniciativa, mesmo sem poder realizar as missas, de solicitar junto à comunidade a doação de alimentos. E também de pessoas físicas, que estão doando direto em nossa sede”, afirma Luis Antonio Pavilião, presidente do Conselho Central de Piracicaba.

O Conselho Central de Piracicaba também está ajudando o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, de Capivari, com a doação de materiais hospitalares. Já a Conferência São Tiago, ligada ao Conselho Central Norte de Piracicaba e à Paróquia Sant’Ana, confeccionou mil máscaras de tecido em algodão lavável para as famílias assistidas pelo Conselho. Os vicentinos também têm orientado as famílias na prevenção da Covid-19 e no acesso aos programas de auxílio do governo.

A maior dificuldade na realização dos trabalhos se deve ao fato de que muitos vicentinos têm acima de 60 anos, não podendo ajudar neste momento de isolamento social. João Batista Alves, presidente do Conselho Central Norte Piracicaba, lembra que “a saída tem sido procurar o apoio de grupos de jovens das paróquias e outras pastorais, como a Pastoral da Saúde que nos procurou e está ajudando”. Para o coordenador da Pastoral da Saúde, João Maria Marques Correia “é uma forma de ajudar os mais desfavorecidos e também uma forma de fazer os voluntários da Pastoral da Saúde se movimentarem, através das redes sociais”. João lembra que também realizam a campanha do agasalho, em prol das pessoas em situação de rua.

Já para a Pastoral da Criança, embora a Celebração da Vida e as demais reuniões estejam suspensas temporariamente, o trabalho das líderes continua pelas redes sociais. Valorizando o papel de educação das comunidades para combater a pandemia, as líderes orientam as mães, através dos grupos de WhatsApp, reforçando que elas podem compartilhar informações de saúde para ajudar na proteção dentro e fora de suas comunidades. Também repassam informações em parceria com o poder público municipal, associações de bairros etc. Além disso, tomando todos os cuidados de higiene, a Pastoral da Criança está distribuindo cestas básicas, cestas de produtos de higiene e máscaras para as comunidades atendidas.

Outro exemplo de solidariedade acontece na cidade de Charqueada pela Pastoral do Auxílio Fraterno da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. De acordo com o pároco, padre Cláudio César de Carvalho, são muitas famílias que precisam do auxílio e do carinho da Igreja nestes tempos difíceis que estamos vivendo. Muitos não têm uma renda fixa, devido ao desemprego causado pela crise atual. Para garantir a cesta básica às famílias, campanhas junto aos fiéis têm sido desenvolvidas com o auxílio da Pastoral da Comunicação – Pascom.

Em Rio das Pedras, a parceria é entre a ação social do município e a Paróquia Senhor Bom Jesus: as costureiras que confeccionam o figurino do teatro da Paixão de Cristo estão fabricando máscaras, no espaço de uma capela.