Colégio dos Consultores se reuniu oficialmente com Dom Devair

Dezembro/ 2020 – Edição 148 – Ano XV

No dia 12 de novembro, o Colégio dos Consultores, constituído por padre Anselmo Cardoso Martiniano, padre Eugenio Pessato, padre Genildo Neves dos Reis, padre Kleber Fernandes Danelon, padre Marcelo Sales, padre Reginaldo Aparecido Brandão e padre Ronaldo Francisco Aguarelli se reuniu oficialmente com o bispo nomeado de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, em sua residência na cidade de São Paulo. A visita ocorreu a pedido do administrador apostólico da Diocese de Piracicaba, Dom Fernando Mason, e foi o primeiro ato oficial do Clero da Diocese para acolher o novo bispo, com o objetivo de colocar-se à disposição de Dom Devair.

No encontro, também foram iniciados os preparativos para a celebração de posse que acontecerá no dia 16 de janeiro, às 9h30.

Visita a Piracicaba

No último dia 25 de novembro, Dom Devair fez uma rápida visita à diocese. Ele esteve em Piracicaba e chegou por volta das 10h30. Foi recepcionado pelo Administrador Apostólico Dom Frei Fernando Mason, OFMConv, pelo ecônomo e moderador da Cúria diocesana, padre Marcelo Sales, e por alguns membros do Colégio de Consultores e paroquianos da catedral. Em breve visita à Sé Catedral Santo Antônio, Dom Devair pôde conhecer um pouco da Igreja Mãe da Diocese. A Catedral passa por um momento de revitalização de sua estrutura, e o cura padre Ronaldo Francisco Aguarelli apresentou os principais pontos da igreja ao recém-nomeado bispo diocesano.

Após a visita na Catedral, Dom Devair conheceu o prédio da Cúria Diocesana e o Centro Diocesano de Pastoral. Acolhido pelo vigário judicial do Tribunal Diocesano, padre Claudemir da Silva e membros do clero, também recebeu calorosa acolhida dos funcionários e colaboradores da Cúria Diocesana.

Em visita aos Seminários Diocesanos de Teologia e Filosofia, na cidade de Campinas, Dom Devair foi recepcionado pelos reitores, padre Mateus Kerches Nicolucci, padre Rodrigo Stefanini Françoia e padre Danilo Rubia Soares. Padre Mateus apresentou o Seminário Teológico São José, e padre Rodrigo mostrou o Seminário Filosófico São João XXIII. Ele não pôde conhecer neste encontro o Seminário Propedêutico, localizado em Piracicaba. Apesar disso, todos os seminaristas participaram deste encontro e receberam breves palavras de Dom Devair, que encerrou a visita presidindo a “primeira Santa Missa em território da Diocese de Piracicaba”, porque como ele mesmo disse, mesmo em outro território, é sim “território diocesano de Piracicaba”.

Fotos: Paulo Gomes