Paróquias vivem a Semana Santa: ápice da memória de Jesus

Abril/2016 - Edição 98 - Ano X

Milhares de fiéis participaram das celebrações da Semana Santa nas 68 paróquias que compõem a Diocese de Piracicaba. Conhecida também como Semana Maior, é considerada o ápice da Liturgia Católica.

Iniciada com o missa de Ramos, quando se recordou a entrada triunfante de Jesus à cidade de Jerusalém montado em um jumentinho, condução das mais simples da população da época, nos fez refletir sobre a humildade do Senhor, que consciente do caminho que ia percorrer não hesitou e seguiu até a morte na Cruz.

Celebrações de Vias-Sacras, Procissão de Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos, missa do perdão e reflexões sobre o Ano Santo da Misericórdia também fizeram parte da programação de muitas paróquias.

Um dos momentos mais significativos da Semana Santa é a “Missa dos Santos Óleos”, também chamada da “Missa da Unidade”, que ocorre na Quarta-feira Santa. Com a presença de mais de 1.500 pessoas, vindas das 68 paróquias, dos 15 municípios, a Catedral Santo Antônio ficou lotada. Dom Fernando Mason presidiu a celebração onde foram abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e também foi consagrado o óleo do Crisma. Também todos os sacerdotes concelebrantes e diáconos permanentes realizaram a renovação dos compromissos sacerdotais.

Mas, é a partir da Quinta-Feira Santa, que a Igreja faz memória mais intensamente da Misericórdia de Jesus para com a humanidade. É o Tríduo Pascal, que se iniciou na Quinta-feira Santa, com a missa do lava-pés e terminou no Sábado Santo, com a Vigília Pascal. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. “O Tríduo são dias de memória, quando recordamos os feitos e acontecimentos, as palavras de Jesus e, a partir de tudo isso, refletimos sua entrega por amor a nós”, salientou Dom Fernando.

E no amanhecer do Domingo de Páscoa celebramos a alegria da Vida que venceu a morte. Jesus Ressuscitou! Aleluia!

Portas Santas estão abertas nas Regiões Pastorais

Estamos vivendo o Tempo Pascal do Ano Jubilar da Misericórdia. E na alegria da ressurreição de Jesus, este é o tempo oportuno para visitarmos as matrizes da nossa diocese onde se encontra uma Porta Santa e fazer a experiência do encontro com o Senhor da Vida.

Em todas as Regiões Pastorais da nossa diocese há uma Porta Santa e passar por uma delas é um gesto simbólico, mas que nos coloca mais próximos do Senhor Jesus, pois Ele é a porta. “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo” (Jo 10,9).

As Portas Santas estão nas matrizes das paróquias: São João Batista (Capivari); São João Batista (Rio Claro); Santa Bárbara (Santa Bárbara D’Oeste); São Pedro (São Pedro); Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, Imaculado Coração de Maria e Catedral Santo Antônio (Piracicaba). Nesta edição você acompanha a programação das matrizes do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e da Imaculado Coração de Maria:

Imaculado Coração de Maria – Região Pastoral Piracicaba 2

Celebrações com indulgências:
2ªs feiras: 7h, missa do trabalho e às 19h15 missa temática da Misericórdia.
3ªs feiras: 19h15, missa com o louvor da Misericórdia.
4ªs feiras: 15h, missa da saúde com a Novena de Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Misericórdia.
5ªs feiras: 19h15, Adoração Eucarística da Misericórdia, missa e terço da Misericórdia.
6ªs feiras: 19h15, Via-Sacra da Misericórdia e missa e às 5h30, caminhada penitencial da Misericórdia nas primeiras sextas-feiras de cada mês
Sábados: 19h, missa com a bênção especial aos jovens e adolescentes
Domingos: 7h, missa com a bênção especial aos adultos; às 9h, missa com a bênção especial às crianças e às 19h, missa com a bênção especial aos casais e famílias.
Confissões:
De terça às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. Aos sábados, das 8h às 11h30.

Santuário Nossa Senhora dos Prazeres – Região Pastoral Piracicaba 3

As paróquias que compõem esta região pastoral farão peregrinação à Porta Santa:

16/04 - 16h - Paróquias Divino Pai Eterno, São João Batista e Sagrada Família
30/04 - 16h - Paróquia Santa Teresinha