Vocação: como discernir?

Abril/2016 - Edição 98 - Ano X

Talvez você, jovem, já tenha pensado em entregar a vida totalmente a Deus, sem reservas, ser como Jesus, totalmente disponível ao Reino de Deus, por toda a vida. Mas aí vem a dúvida: Será que é isso mesmo o que eu quero? É neste momento que é preciso discernimento e fazer um caminho para o encontro da vocação ao sacerdócio ou à vida religiosa.

Na Diocese de Piracicaba, a Pastoral Vocacional tem como função ajudar os jovens que buscam esse discernimento, buscam respostas. Para isso, são realizados encontros mensalmente no Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, na Nova Suíça. O primeiro encontro do ano de 2016 ocorreu nos dias 6 e 7 de março e reuniu 17 jovens de várias paróquias da diocese.

Padre Paulo Sérgio Carlos, reitor do seminário propedêutico, explica que durante o ano serão realizados dez encontros de formação, onde o jovem terá a oportunidade de discernir melhor a vocação. Além dos encontros, do convívio com os seminaristas que já estão no caminho vocacional, os jovens têm a oportunidade de dialogar com os padres individualmente e sanar todas as dúvidas. Após esta etapa, os jovens que se sentem chamados ingressam para o propedêutico, onde terão um ano para amadurecer a vocação e iniciar a caminhada até o sacerdócio. “Ingressam no propedêutico jovens que concluíram o ensino médio e que já completaram 18 anos”, explica padre Paulo.

Tiago de Oliveira da Silva, de 16 anos, pertencente à Paróquia São Paulo Apóstolo, de Santa Bárbara D’Oeste, participa dos encontros há três anos. Acólito em sua paróquia, ele afirma que se sente chamado a servir a Igreja. “Os encontros têm me ajudado a discernir realmente a minha vocação”. Este também é o objetivo de Alisson Henrique Domingos, de 18 anos, participante pela primeira vez da formação. Estudante do segundo ano do curso de Engenharia Agronômica pela Esalq/USP e acólito da Paróquia Imaculada Conceição, em Águas de São Pedro, Alisson sempre sentiu um pulsar maior no coração para as “coisas” de Deus. “Busco com os encontros as respostas concretas e se este é o caminho que realmente quero seguir”.

Atualmente 28 seminaristas estão no caminho vocacional para o sacerdócio em nossa diocese.

Jovem, se você sente o chamado para servir a Igreja, entre em contato com a Pastoral Vocacional pelo (19) 3434-0960 ou pelos e-mails: propedeutico@diocesedepiracicaba.org.br e filosofia@diocesedepiracicaba.org.br