Curso de Teologia festejará formatura de 50 alunos

Novembro/2017 - Edição 115 - Ano XI

Acontecerá, no próximo dia 29 de novembro, a formatura de 50 alunos da turma de 2017 do Curso Diocesano de Teologia para Leigos. A missa solene de formatura será presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason, concelebrada pelo coordena-dor do curso de Teologia, o padre Adalton Roberto Demarchi e demais sacerdotes que ministram aula no curso. A celebração será às 19h30, na Capela São Francisco de Assis, localizada ao lado do Centro Diocesano de Pastoral. Após a missa ocorrerá a entrega de certificado e uma confraternização na pizzaria Forlen.

Sob a coordenação do padre Adalton, o Curso Diocesano de Teologia para Leigos está instalado desde 2013, no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na avenida Independência, 1146, em Piracicaba e atual-mente conta com aproximadamente 250 alunos.

Para o administrador de empresa e representante dos formandos, Fernando Paiser, da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Rio das Pedras, o curso de teologia foi enriquecedor no conhecimento da religião. “Sou grato por ter durante os quatros anos desfrutado do conhecimento de professores extremamente capacitados”. Já para a psicóloga Maria de Lourdes Idalgo Dressano, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piracicaba, o curso reforçou ainda mais a fé. “Todo conteúdo do curso me ajudou a conhecer melhor o meu Deus e minha Igreja e aumentar assim a minha fé”, afirmou a psicóloga.

Histórico - Idealizada por dom Eduardo Koaik (in memorian), a Escola Diocesana de Teologia para Leigos teve sua abertura oficial em 19 de fevereiro de 1992, com aula inaugural que contou com a participação de 250 pessoas inscritas para a primeira turma do curso. Confiada aos frades Capuchinhos, as aulas eram realizadas no Seminário São Fidélis. A partir de 2013, ela passou a ser ad-ministrada integralmente pela Diocese de Piracicaba. No período de 1992 a 1994, foi dirigida pelo Frei Osmar Cavaca e no período de 1995 até fevereiro de 2012, pelo Frei Augusto Girotto, que faleceu em fevereiro do mesmo ano. Desde 2013, o curso é dirigido pelo padre Adalton Roberto Demarchi.

MATRÍCULAS ABERTAS - A partir de 1º de dezembro estarão abertas as matrículas para o Curso de Teologia da Escola Diocesana de Teologia para Leigos de 2018. Os interessados devem procurar a Centro Diocesano de Pastoral ou a sua paróquia e preencher a ficha de inscrição. Para o primeiro ano serão oferecidas 120 vagas. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. O pré-requisito para participar do curso é ter concluído o Ensino Médio. Para aquelas pessoas que já iniciaram o curso em anos anteriores e queiram retomar a caminhada, podem fazê-lo, mas devem novamente fazer a inscrição no período das matrículas normais para novos alunos nas paróquias ou diretamente na Cúria Diocesana. Mais informações sobre o Curso de Teologia para Leigos podem ser obtidas na Cúria Diocesana, na avenida Independência, 1146, bairro Higienópolis, no horário das 13h às 17h, ou pelo telefone (19) 2106-7577, com Silvia.