Ano do Laicato vai estimular protagonismo dos cristãos leigos

Novembro/2017 - Edição 115 - Ano XI

A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Na Diocese de Piracicaba o lançamento do Ano Nacional do Laicato será no dia 25, às 18h30, na Sé Catedral Santo Antônio, durante missa presidida pelo coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon.

O Ano Nacional do Laicato terá como objetivo geral como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Segundo Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do “apaixonamento” e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, afirma o bispo.

Dom Severino espera que o Ano do Laicato traga um legado para a Igreja missionária autêntica, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade. “Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, ressaltou o bispo.

Documento nº 105 da CNBB

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), reunida durante a 54ª Assembleia Geral Ordinária, na sessão do dia 14 de abril de 2016, aprovou o Documento 105, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do mundo”, que sugeriu, como um dos “compromissos”, a realização do Ano Nacional do Laicato, aprovado na sessão do dia 15 de abril de 2016.

A partir do documento 105, a Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato organizou as atividades em quatro eixos: 1) Eventos; 2) Comunicação, catequese e celebração; 3) Seminários temáticos nos Regionais; e 4) Publicações.

Pretende-se ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.