Pastoral do Surdo: inclusão na Igreja

Novembro/2017 - Edição 115 - Ano XI

Com o objetivo de promover a inclusão das pessoas surdas na vida da Igreja, principalmente na participação das celebrações eucarísticas, foi criada em 2014, na diocese, a Pastoral do Surdo. Atualmente a pastoral conta com 15 agentes e tem a coordenação de Daiane Ribeiro de Almeida e como animador padre Claudemir Aparecido da Rocha.

Daiane Ribeiro de Almeida explica que para que a Palavra de Deus possa chegar com clareza até o surdo nas celebrações é preciso ter um intérprete com pleno domínio da língua brasileira de sinais (Libras). “Trazer o surdo até a Igreja e realizar missas em libras nas paróquias são os dois maiores desafios da Pastoral do Surdo”, ressaltou a coordenadora.

Atualmente quatro paróquias da diocese têm celebrações com intérpretes na língua brasileira de sinais: Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba, e São Sebastião, Santa Bárbara e São Paulo Apóstolo, na cidade de Santa Bárbara D’Oeste.

E foi com o objetivo de incluir os surdos que participam das celebrações nas paróquias onde há missa em libras, que ocorreu nos dias 14 e 15 de outubro, na Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba, um encontro especial com padre Wilson Czaia (que é surdo). O encontro foi composto de palestra, dinâmicas, o sacramento da confissão e celebração de missa na língua brasileira de sinais (Libras).

Sacerdote há onze anos, padre Wilson é presbítero da Arquidiocese de Curitiba e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Ternura, em Curitiba. Utilizando a língua brasileira de sinais, padre Wilson disse que é muito importante a inclusão de todos na vida da Igreja. “Felizmente cada vez mais as dioceses estão criando a Pastoral do Surdo e inserindo os surdos na vida da Igreja”, frisou padre Wilson.

Padre Claudemir da Rocha salientou que a Pastoral do Surdo é nova e desafiadora. “É um desafio diário, e um “desaprender” para aprender a comunicar em uma nova língua, a língua brasileira de sinais, é reviver sempre o novo Pentecostes”, finalizou o presbítero.

Também presente no encontro, Rafael Ferreira da Rocha, coordenador da Pastoral do Surdo do Regional Sul 1, lembrou que a falta de agentes ainda traz muitas dificuldades para a inclusão do surdos nas atividades da Igreja. “Ainda assim temos tido avanços; acreditamos no crescimento da Pastoral do Surdo em todas as dioceses do Brasil”, ressaltou Rocha.

Entre os participantes do encontro estava o casal Vanessa da Silva Bernardi e Carlos Eduardo Bernardi, ambos surdos. Casados há onze anos e pais da pequena Maria Clara, de sete anos e ouvinte, eles estão sempre presentes nas celebrações. “Antes era muito difícil compreender e participar das missas. Com a chegada dos intérpretes em libras e dos agentes da Pastoral do Surdo me sinto acolhida”, contou Vanessa.

Paróquias com missa em Libras

Paróquia Santa Cruz e São Dimas (Piracicaba), todos os domingos, 9h30.

Paróquia Santa Bárbara (Santa Bárbara D’Oeste), 1º sábado do mês, 19h.

Paróquia São Sebastião (Santa Bárbara D’Oeste), 3º domingo do mês, 9h30.

Paróquia São Paulo Apóstolo (Santa Bárbara D’Oeste), 2º sábado do mês, 19h.