Madre Cecília: mãe, esposa, viúva e religiosa

Fevereiro/2018 - Edição 117 - Ano XII

Madre Cecília nasceu em 1852, em Piracicaba, filha de Pedro Liberato de Macedo e Rosa Martins Bonilha, os quais tiveram nove filhos, sendo a quinta filha do casal. Recebeu como nome de batismo Antônia Martins de Macedo. Seu ideal desde jovem era o de se consagrar a Deus na Vida Religiosa. Não conseguindo realizar seu projeto, aos 35 anos, por determinação de seu pai, casou-se com Francisco Borges Ferreira e após cinco anos ficou viúva com três filhos: Rosa, João e Antônio. No entanto, em 1890 chegaram a Piracicaba os Frades Capuchinhos, vindos de Trento, Itália. Tomando conhecimento da chegada dos frades, resolveu ingressar na Ordem Franciscana Secular e foi sua primeira ministra, recebendo o nome de Irmã Cecília, como ficou conhecida.

No dia 6 de janeiro de 1896, Ir. Cecília expressou a ideia de levar uma vida de oração e trabalho e se dedicar ao apostolado das almas, auxiliando os Capuchinhos nas missões da cidade. Esta inspiração foi acolhida e incentivada pelo diretor espiritual, frei Luiz Maria de São Tiago, OFMCap, e pelo pároco padre Francisco Galvão Pais de Barros. Assim, no dia 2 de fevereiro de 1898, foi inaugurado o “Asilo Co-ração de Maria Nossa Mãe”, para acolher meninas órfãs, pobres e desvalidas. Após dois anos, sob a orientação de frei Bernardino de Lavalle, OFMCap, e aprovação do bispo da cidade de São Paulo, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, no dia 30 de setembro de 1900, foi fundada a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria. Madre Cecília faleceu em 6 de setembro de 1950, aos 98 anos, deixando para suas Irmãs de Congregação grande exemplo de santidade.

Aconselhada por bispos e sacerdotes, a Congregação, após 41 anos de sua morte, iniciou o Processo de Canonização em 1991 com a exumação dos ossos que foram depositados numa urna na Capela do Lar Escola. No dia 6 de setembro de 1992, mediante decreto do então bispo diocesano, Dom Eduardo Koaik, ocorreu o início da fase diocesana no Processo de Canonização. A partir dessa data foram dados todos os passos para o encaminhamento do processo; foram ouvidas 130 testemunhas que conviveram com a Madre Cecília, realizadas muitas pesquisas e feitos estudos da sua vida e virtudes. Em 1997, terminado o trabalho de introdução à Causa dos Santos, encerrou-se a primeira etapa do processo, em âmbito diocesano, com uma celebração solene em Piracicaba. Assim, no dia 2 de maio de 1998, foi dada uma declaração pela Congregação dos Santos em Roma para dar prosseguimento ao processo. Atualmente o processo está na fase de análise documental no Vaticano, em Roma.

Para irmã Irma Madalena Calgarôto, responsável pelo processo de Canonização de Madre Cecília e pelo Centro de Espiritualidade e Missão Madre Cecília em Piracicaba, a fundadora da Congregação foi uma pessoa aberta ao Espírito Santo desejando sempre fazer a vontade de Deus. “Assim, durante toda sua vida nas horas difíceis carregava sempre esta certeza: ‘São os decretos divinos, que se cumpra em mim sua santíssima vontade’. Como estas, são muitas as palavras que nos dão a certeza de que Madre Cecília vivia totalmente entregue à vontade de Deus”, lembra a freira.

As pessoas que desejarem obter material ou conhecer a “Casa da Madre Cecília”, inclusive seu quarto e fazer no local suas orações, basta somente se dirigir ao Centro de Espiritualidade e Missão Madre Cecília - Lar Escola. Rua Boa Morte, 1955, no centro de Piracicaba. Todos serão bem-vindos. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3371-1328 e 998392-6548 ou pelo e-mail: mcecilia.processo@fcmaria.org.br.

Para conhecer mais sobre Madre Cecília, a partir desta edição, teremos a Coluna “Madre Cecília – Vida e Obra”, sob a responsabilidade de irmã Irma Calgarôto.