Rodrigo recebe primeiro grau do Sacramento da Ordem

Fevereiro/2018 - Edição 117 - Ano XII

Pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom Fernando Mason, o seminarista Rodrigo Stefanini Françoia, de 26 anos, recebeu o sacramento da Ordem no grau do Diaconado. A celebração ocorreu em sua paróquia de origem, a Imaculada Conceição, em Santa Bárbara D’Oeste, no dia 27 de janeiro.

Rodrigo escolheu como lema para sua ordenação diaconal “O Espírito do Senhor está sobre mim!” (Lc 4,18). Segundo ele a passagem o toca profundamente e o faz perceber que, não só ele, mas todos nós batizados somos continuadores da missão profética de Jesus Cristo.

Marcada de muita emoção e composta de diversos ritos que expressam a entrega do jovem ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a celebração presidida por dom Fernando e concelebrada pelo pároco da Imaculada Conceição, padre Agnaldo Rogério dos Santos e demais padres e religiosos da diocese, além de diáconos, levou centenas de amigos e muitos familiares do seminarista à Matriz.

Já na procissão de entrada, Rodrigo estava acompanhado de seus pais Arilson Françoia e Ana Lúcia Stefanini Gorjon. Sentado em um lugar especial na assembleia e ao lado dos pais e de sua irmã Sara Stefanini Françoia, Rodrigo estava muito emocionado.

Ao final da celebração o neo diácono Rodrigo agradeceu a presença e o apoio de todos em sua caminhada vocacional e afirmou: “a graça de Deus é muito maior do que podemos compreender. Desejo que meu ministério diaconal, recebido da Igreja, faça de mim um anunciador do Evangelho. E que eu permaneça sempre na presença do Senhor na doação total de minha vida e com o coração indiviso”, finalizou.

VOCAÇÃO – Apoiado pelos pais, Rodrigo conta que sempre foi inserido nas atividades pastorais de sua paróquia, a Imaculada Conceição, de Santa Bárbara D’Oeste. Quando criança participou do coral infantil, depois do coral jovem, atuou como catequista, coroinha e acólito. Lembra que quando tinha 13 anos procurou o pároco, na época padre José Alves de Faria (Pedroso) e disse a ele que queria ser padre. Ao perceber a vocação e sentir o firme desejo do adolescente, o sacerdote o encaminhou para o Serviço de Animação Vocacional da diocese que, assim como hoje, realizava mensalmente os encontros de acompanhamento vocacional. Começou a frequentar os encontros, mas por ser ainda muito jovem deveria aguardar um pouco mais. Deveria esperar completar 15 anos para participar mais assiduamente dos encontros. Quando completou a idade estipulada, não hesitou, voltou a procurar o Serviço de Animação Vocacional para participar dos encontros. “Com firme propósito de servir à Igreja retornei em 2007, já com 15 anos e fiz os encontros até o ano de 2009. Ingressei no Seminário Propedêutico em 7 de fevereiro de 2010, e assim fiz a caminhada para formação para a vida sacerdotal”, celebra Rodrigo.

Como diácono, Rodrigo Stefanini Françoia foi designado a realizar trabalho pastoral na Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara D’Oeste. Sua ordenação presbiteral está marcada para 27 de maio, às 15h, na Sé Catedral Santo Antônio, em celebração solene presidida por Dom Fernando Mason.