Willian é consagrado para o ministério diaconal

Março/2018 - Edição 118 - Ano XII

O bispo diocesano Dom Fernando Mason concedeu o primeiro grau do Sacramento da Ordem ao seminarista Willian Bento, de 27 anos. A celebração aconteceu no dia 4 de fevereiro, na Matriz da Paróquia Sant’Ana, em Rio Claro. O lema escolhido para a ordenação foi “Servir vós uns aos outros pelo amor” (Gl 5,13).

Marcada de grande emoção, a celebração iniciou com a procissão de entrada. À frente da procissão Willian estava ao lado dos pais Luiz Carlos Bento e Renata Maria Bautto Bento. Suas duas irmãs Dayanne Bento e Larissa Bento e a avó materna Maria Inês dos Santos já o aguardavam nos primeiros bancos do templo e, juntos, participaram emocionados de todo o ritual de ordenação.

Presidida por dom Fernando e concelebrada por diversos padres e religiosos da diocese, além de diáconos, a missa solene levou centenas de amigos e muitos familiares de Willian até à Matriz.

“Hoje estou devolvendo a Deus, o que Ele me deu”, disse emocionado o pai do neo diácono, Luiz Carlos Bento. Ao lado da esposa Renata, ele lembra que em 1999, o pequeno Willian com apenas oito anos foi diagnosticado com meningite bacteriana. Na ocasião os médicos disseram que a família deveria rezar muito, porque ou a criança morreria ou ficaria com muitas sequelas. “Diante do nosso filho, minha esposa consagrou a vida dele a Nossa Senhora Aparecida e por meio de sua intercessão, tudo ocorreu bem e ele foi curado, sem nenhuma sequela”, recordou o casal visivelmente comovido.

Ao final da celebração, durante o seu agradecimento, Willian mais uma vez consagrou sua vida a Nossa Senhora. Agradeceu a dedicação dos pais, familiares e amigos. “Nestes momentos percebemos a ação misteriosa de Deus agindo em nós. Sou muito grato a todos e ao nosso bispo, Dom Fernando, por acreditar em mim e em minha vocação”, finalizou o neo diácono.

TRAJETÓRIA - Nascido em Rio Claro, o novo diácono da diocese Willian Bento afirma que desde a infância sentia o desejo de ser padre, mas a decisão de iniciar um percurso vocacional somente foi tomada após o dia em que foi crismado. “Lembro-me que na ocasião nosso bispo, Dom Fernando disse ‘para seguir Jesus, é necessário ter decisão’ e a partir desse dia, decidi iniciar os encontros de acompanhamento vocacional na diocese. Foram dois anos de caminhada e, em 2009, ingressei no Seminário Propedêutico”.

No ano seguinte ingressou no Seminário Diocesano de Filosofia e em seguida no de Teologia. Durante o período que cursava teologia, decidiu afastar-se do seminário pra refletir melhor sobre sua vocação. “No tempo que fiquei fora, estava muito reflexivo acerca do retorno ao seminário. Se Deus de fato me queria ver padre. E quando estava em minha casa comecei a olhar algumas fotos da família, encontrei o álbum da viagem que fizemos ao Santuário de Aparecida para pagar a promessa de minha cura. Na foto em que eu estava ao fundo havia uma faixa onde estava escrito: “Agosto: Mês das Vocações”. Neste momento não tive mais dúvidas de que ser padre era verdadeiramente o meu chamado, e retomei a formação”.

Como diácono, Willian Bento irá realizar trabalho pastoral na Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba e notário adjunto do Tribunal Diocesano. Sua ordenação presbiteral será em 27 de maio, às 15h, na Sé Catedral Santo Antônio, em celebração solene presidida por Dom Fernando Mason.