Centro Documental: arquivos históricos da Cúria Diocesana

Abril/2018 - Edição 119 - Ano XII

Instalado desde o início do ano no prédio Dom Eduardo Koaik, anexo ao da Cúria Diocesana, o Centro Documental armazena os livros sacramentais da história da Igreja Católica na região de Piracicaba, antes mesmo de ser elevada à diocese.

Neste espaço há dezenas de livros históricos. O primeiro deles é datado do ano de 1774, onde consta o registro do sacramento do Batismo de “brancos e pessoas libertas da nova Freguesia de Piracicaba”, na Igreja Santo Antônio. O primeiro registro é de um homem de nome “Antônio”, cujo batismo ocorreu em 29 de junho de 1774. Ao todo, o Centro Documental abriga 1076 livros onde constam os registros sacramentais (Batismo e Matrimônio) que todas as paróquias de compõem a diocese. Há também livros antigos onde constam também registros de Crismas e óbitos.

Atualmente o Centro Documental tem como coordenador o diácono Marcos Roberto do Nascimento, que conta com o apoio de três voluntárias: Tereza Adélia Naked, Simone Cristina Rodrigues do Nascimento e Evanda Letícia de Souza.

Tereza, que tem amplo conhecimento em conservação de documentos e livros em papel, atua há cinco anos no trabalho de recuperação dos livros que apresentam perdas de papel devido ao tempo, ao manuseio e infestação de insetos e bactérias. “São livros importantes e que estão relativamente bem conversados, mas é necessário tratamento para eliminar fungos e outros parasitas”, salienta a voluntária.

Diácono Marcos explica que o Centro Documental, além de ser um espaço físico para conservação dos documentos, é um local para pesquisa de documentos e registros de descendentes, como tataravós, bisavós, avós, tios e outros parentes, principalmente para quem busca requerer cidadania de outra nacionalidade. “Somente de janeiro até meados de março tivemos 115 pedidos de certidão para cidadania. Isso cabe uma pesquisa minuciosa nos documentos e registros antigos”, lembra o coordenador.

Em todo documento expedido, tanto segunda via do batismo para aquelas pessoas que buscam o matrimônio, quanto para fins de cidadania, consta a assinatura do Chanceler do Bispado, monsenhor Jamil Nassif Abib, tornando-se assim um documento oficial.

Atualmente o custo para a segunda via do registro do batismo é de R$ 40,00. Já o documento para fins de cidadania tem o valor de R$ 150,00. As solicitações podem ser feitas pelo telefone (19) 2106-7552, pelo e-mail arquivo@diocesedepiracicaba.org.br ou pessoalmente na Cúria Diocesana, localizada no Centro Diocesano de Pastoral, na avenida Independência, 1146, em Piracicaba.