Divulgados os vencedores do concurso para o logo e hino oficiais do Jubileu dos 75 anos da diocese

Abril/2018 - Edição 119 - Ano XII

Leigo pertencente à Paróquia Santo Antônio (Sé Catedral), o arquiteto Thiago Torina foi o criador do logotipo vencedor que marcará o Jubileu de Brilhante (75 anos) da Diocese de Piracicaba. Já o músico e professor Carlos Alberto Furlan, da Paróquia São Judas Tadeu, em Piracicaba, juntamente com o grupo formado por Maria Suzana Furlan, Guilherme Lutgens Neto, Ricardo Bazzo Sampaio e Paulo Celso Souza, foi o ganhador do hino oficial. Os nomes dos vencedores foram divulgados durante a Missa dos Santos Óleos, celebrada da Quarta-feira Santa, dia 28 de março, na Sé Catedral Santo Antônio. Ambos receberam o prêmio de R$ 3 mil.

Também foram premiados o 2º e 3º colocados nas duas categorias. Para o logo a 2ª colocação foi de Giovana Rodrigues de Pontes, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Piracicaba, e o 3º lugar ficou com Luiz Felipe Andrade Pires, da Paróquia São José Operário, de Rio Claro. Eles receberam o valor de R$ 1.500,00 e R$ 500,00, respectivamente. Já para o hino, Helba Alexandra Hermini, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Rio Claro, foi a 2ª classificada e Ednei Ritter, da Paróquia Nossa Aparecida, de Rio Claro, ocupou a 3ª colocação. Eles também receberam a premiação de R$ 1.500,00 e R$ 500,00. Os demais participantes receberam um certificado de agradecimento pela participação. Ao todo o concurso recebeu 50 trabalhos, sendo 39 para o logotipo e 11 para o hino.

As obras dos três vencedores foram escolhidas pela comissão julgadora, formada pelo presidente padre Marcelo Sales, que teve também como membros o bispo diocesano Dom Fernando Mason, os padres Altair Aparecido Soares e Renato Luís Andreatto, o diácono permanente Carlos Alberto Vila e os leigos: a publicitária e design gráfico, Maria Luziano, e o professor e músico, Antonio Pessotti.

O logotipo será usado em todos os documentos oficiais da Diocese de Piracicaba, como a marca oficial do Jubileu de Brilhante, durante o ano jubilar, que terá início em setembro. E cópias do hino serão enviadas para as paróquias para que seja cantado nas celebrações litúrgicas durante o ano jubilar.

O Jubileu de Brilhante terá ainda como tema “Queremos ser uma igreja discípula, missionária e misericordiosa” e o lema “Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47). Tanto o tema, como o lema, tiveram como base o objetivo geral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 (Doc. 102 CNBB).

Logo: memorial descritivo

No centro apresenta-se o mistério da Cruz, que é o sinal salvífico de todo cristão (cf. At 2,23) e exprime a essência de nossa fé. Por ela, fomos salvos e somos guiados. Por isso, ela carrega consigo o numeral “75” de nosso Jubileu de Brilhante.

Ao seu redor, o círculo representa a unidade e a harmonia do povo de Deus. Representa também o mistério eucarístico, em torno do qual foi criada a Diocese de Piracicaba com a Bula “Vigil Campinensis Ecclesiæ” e instalada durante o Congresso Eucarístico Regional.

O círculo aberto representa ainda a Igreja iluminada pelo Espírito para levar a salvação até os confins da terra (cf. At 13,47).

Da união desses dois elementos (Cruz e círculo) temos a marca histórica da presença da porção do povo de Deus, aqui representada pelo mapa do território diocesano.

Abaixo, banhados pelas águas do rio Piracicaba, onde está a sede da nossa Diocese, somos todos convocados a renovar nossa missão de batizados, na construção de uma Igreja cada vez mais discípula, missionária e misericordiosa.

Por fim, segue a nominata “Diocese de Piracicaba” e os anos de sua Criação e Instalação (1944) e do seu Jubileu de Brilhante (2019), com o tema “Queremos ser uma Igreja discípula, missionária e misericordiosa” e o lema “Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47).

Conheça a letra do Hino do Jubileu de Brilhante

Agradece a Deus
Tantos anos de labor
Povo Santo do Senhor