Ele triunfou!

Abril/2018 - Edição 119 - Ano XII

Vivo Ele está! Triunfou da morte e nos libertou de todo e qualquer pecado.

Milhares de fiéis participaram das celebrações da Semana Santa nas paróquias e capelas que compõem a Diocese de Piracicaba.

Conhecida também como Semana Maior, este é o momento litúrgico mais significativo para os católicos. A Semana Santa iniciou com a missa de Ramos, quando por meio de procissões pelas ruas próximas às das matrizes paroquiais e capelas, nos fez recordar a entrada triunfal de Jesus à cidade de Jerusalém, montado em um jumentinho, mostrando para cada um a humildade do Senhor Jesus Cristo, que consciente percorreu o caminho traçado sem hesitar até a morte. E morte de Cruz.

Dentro da programação da Semana Maior, muitas paróquias durante a segunda e terça-feira realizaram celebrações da Via-Sacra, procissão de Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos, missa do perdão e momentos de reflexão.

Um dos momentos mais significativos da Semana Santa ocorreu na Quarta-feira Santa. A celebração da “Missa dos Santos Óleos”, também chamada da “Missa da Unidade”, reuniu mais de 1.500 pessoas, vindas das 69 paróquias, dos 15 municípios, na Sé Catedral Santo Antônio. Na celebração presidida pelo bispo diocesano, foram abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, e também consagrado o óleo do Crisma. A celebração foi concelebrada por todos os párocos e demais sacerdotes diocesanos e religiosos, além dos diáconos permanentes e representantes de todas as comunidades paroquiais da diocese. Nessa missa os padres também renovaram seus compromissos sacerdotais.

O ápice da Semana Santa teve início na quinta-feira, com o Tríduo Pascal: Quinta, Sexta-feira Santa, Sábado e o Domingo da Ressurreição do Senhor Jesus, comemorado na Vigília Pascal e no domingo de Páscoa. Conhecida como missa do “Lava-pés” a celebração da Quinta-feira recordou a instituição da Eucaristia, do sacerdócio e o gesto servidor de Jesus, ao lavar os pés dos seus discípulos.

Já na Sexta-feira Santa se recordou que, sem rejeição, o Senhor deixou-se pregar na cruz para Salvação da humunidade. Este é o único dia que a Igreja adora a Cruz, sinal de salvação e esperança. À espera da ressurreição, no Sábado Santo a Igreja unida realizou a Vigília Pascal. São três momentos que formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal, da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.