Diocese ganhará dois novos sacerdotes

Maio/2018 - Edição 120 - Ano XII

Os diáconos Rodrigo Stefanini Françoia e Willian Bento serão ordenados presbíteros no próximo dia 27 de maio (domingo), às 15h, na Sé Catedral Santo Antônio, pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom Fernando Mason. Ambos foram ordenados diáconos no início do ano. Rodrigo em 27 de janeiro, na Paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara d’Oeste e Willian no dia 4 de fevereiro, na Paróquia Sant’Ana, em Rio Claro.

Após a ordenação, Rodrigo passou a exercer seu ofício de diácono na Paróquia Santa Bárbara, além de atuar como animador da Pastoral de Música Litúrgica. Já Willian serve a Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba e atua também como notário adjunto do Tribunal Diocesano de Piracicaba e coordenador diocesano da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas.

Agora, ambos se preparam para um dos momentos mais significativos de suas vidas: a ordenação presbiteral. Para este momento, Rodrigo escolheu como lema o trecho tirado do profeta Jeremias “Amei-te com amor eterno, e te atraí com misericórdia” (Jr 31,3) e Willian buscou no Evangelho de João seu lema “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

Em entrevista para o “Em Foco” eles falam da caminhada diaconal e da expectativa para a ordenação presbiteral e a nova missão.

Em Foco - Como tem sido a experiência junto à comunidade no trabalho diaconal?
Rodrigo - Tive a graça de realizar meu estágio pastoral na Paróquia Santa Bárbara, em 2013. Re-tornar à essa paróquia tem sido pa-ra mim uma experiência enriquecedora e de muito aprendizado. Espero que meu ministério possa contribuir para a vida e o crescimento dessa comunidade durante o período que lá estiver.
Willian - Sou muito grato a Deus, ao nosso bispo Dom Fernando e ao pe. Paulo Saraiva pela oportunidade de estar desempenhando meu ministério diaconal na Paróquia Imaculada Conceição. Está sendo de grande valia todo o aprendizado que aqui estou tendo. Iniciamos recentemente as visitas aos idosos e a Escola de Formação Bíblica. Vivemos há pouco tempo uma Semana Santa belíssima... Enfim, agradeço de todo o coração, ao povo rezendino que me acolheu fraternalmente. Sou muito feliz de estar nessa fração do povo de Deus.

Para você, qual o significado de ser padre?
Rodrigo - Na vida da Igreja temos diversas vocações, cada qual com sua identidade que lhe é própria. Ser padre, para mim, é ser um cooperador no anúncio do Evangelho, para que ele se faça sempre vivo e se difunda por toda a humanidade. É empenhar-se constantemente no serviço à comunidade, fazendo com que haja crescimento e amadurecimento, não só comunitário, mas também pessoal. É preciso ser sempre sinal de esperança e direcionar as pessoas para o Cristo, fundamento e razão de nossa fé.
Willian - Ser padre é a plena realização da minha vida. É ser instrumento de amor, de graça e da misericórdia de Deus para o mundo. Quero com minha vida ministerial, ser sinal do amor de Deus aos irmãos na fé.

Qual o seu lema de ordenação presbiteral? Por que o escolheu?
Rodrigo - O lema escolhido para a minha ordenação presbiteral é a passagem de Jeremias 31,3, que diz: “Amei-te com amor eterno, e te atraí com misericórdia”. Quero em meu ministério, sempre recor-dar que, para além de meus méritos e qualidades, foi o amor eterno de Deus e sua misericórdia que me atraiu. A vocação é uma convocação que nos vem de Deus.
Willian - Escolhi “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). Tenho uma admiração muito grande pelo Evangelho de João. Este Evangelho expressa o testemunho do discípulo amado e da Igreja. Escolhi este trecho bíblico, pois ele é a síntese de todo batizado: é permanecendo no amor de Deus, fazendo parte de sua vinha, que podemos dar frutos bons. Assim, desejo de todo o meu coração, que meu ministério presbiteral seja fecundo e pleno de bons frutos.

Dia 27 de maio será...?
Rodrigo - Um dia especial e de muita alegria, pois a Igreja ganhará dois novos colaboradores que se juntam à missão de estar a serviço do povo de Deus e do anúncio da Boa Nova. Dia esse que a Igreja, pelas mãos e prece de nosso bispo diocesano Dom Fernando, vai nos conceder o ministério presbiteral. Que atraídos por esse amor que vem de Deus, possamos permanecer nele.
Willian - Será a plenitude de um sonho, de um chamado e o início de uma missão. Do amor de Deus que, por meio de sua Igreja, nos chama para cooperar com Ele no mistério da salvação. Estou muito feliz por estar vivendo tudo isso. Fe-liz por nossa igreja diocesana, na pessoa de nosso bispo Dom Fernando, por confiar a mim, este ministério tão importante e especial.

Qual é sua mensagem para o leitor do Em Foco?
Rodrigo - Caro leitor(a) do Em Foco, agradeço por sempre nos acompanhar com vossas orações e estima. Peço que rezem pelas vocações de nossa Igreja, de modo especial, pelas de nossa diocese. Que Deus suscite no coração de nossos jovens o chamado à vida religiosa e presbiteral. Rezem pelos seminaristas, diáconos, padres, por nosso bispo e também por mim e pelo diácono Willian, para que nosso ministério seja fecundo e transpareça o zelo e o cuidado de Jesus Cristo, o Bom Pastor, pelo seu povo e por sua Igreja.
Willian - Caros irmãos(as) em Cristo, pelo batismo somos todos chamados a contribuir na missão de anunciar a Boa Nova de Jesus. Nossa vida só será plena quando entendermos essa missão. Que possamos com nosso testemunho, transformar nossa realidade, tão marcada pelo ódio e pela falta de amor. Conto por fim, com a presença e oração de todos vocês neste dia especial para mim e para o diácono Rodrigo. Dia em que seremos ordenados padres para a Igreja e para vocês. Deus abençoe nossa vida, vocação e missão.