Notícias da Diocese

Sé Catedral de Santo Antônio terá show de Guinga e Quarteto Carlos Gomes promovido pelo Sesc Piracicaba

Publicado em 31 de agosto de 2017 - 16:10:38

O compositor e violonista Guinga e o Quarteto Carlos Gomes lança em 8 de setembro, às 20h, o disco “Avenida Atlântica”, em show na Sé Catedral Santo Antônio, em Piracicaba. Com entrada gratuita e aberta ao público, a apresentação integra as comemorações pelos 250 anos da cidade.

O álbum celebra os 50 anos de carreira de Guinga num projeto conjunto com o celebrado Quarteto Carlos Gomes, com arranjos inéditos de Paulo Aragão para a formação quarteto de cordas, violão e voz. As 13 composições presentes no CD fazem parte do show e permitem celebrar o encontro entre o erudito e o popular, a música de câmara do Quarteto Carlos Gomes com a canção popular de Guinga.

Ficha técnica:
Guinga – violão e voz
Quarteto Carlos Gomes:
Cláudio Cruz – 1º violino
Adonhiran Reis – 2º violino
Gabriel Marin – viola
Alceu Reis – violoncello
Paulo Aragão – arranjos e direção musical
Careimi Ludwig Assmann – Produtora
Luis Carlos Pavan – Produtor Executivo
Carlos Rocha – técnico de som

Sobre Guinga

Carioca do bairro de Madureira, o músico nasceu 1950. Foi por cinco anos aluno de violão clássico de Jodacil Damasceno e começou a compor aos 16 anos. Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por músicos como Elis Regina,
Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e tantos outros. Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães, Francisco Bosco, Mauro Aguiar, Luís Felipe Gama, Thiago Amud. Reverenciado pela crítica, tem sido considerado “o maior e o mais importante compositor brasileiro da atualidade”. O bruxo dos sons Hermeto Pascoal diz: “Um cara como esse só aparece a cada cem anos”. Em 2012 foi indicado ao Grammy de Melhor Disco Instrumental do Ano (Rasgando Seda: Guinga+Quinteto Villa- Lobos – Selo Sesc); em 2015 ganha o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Canção (Sedutora - Corpo de Baile - Mônica Salmaso - Biscoito Fino) e em 2016 o Prêmio da Música Brasileira na categoria Arranjador (Porto da Madama- Selo Sesc).

Sobre o Quarteto Carlos Gomes

Apresenta a música brasileira, latino-americana e também um amplo repertório composto para este gênero. Formado por quatro importantes músicos do cenário nacional, realiza um constante trabalho de pesquisa junto às bibliotecas e museus sobre material nunca gravado e muitas vezes nunca executado. O quarteto é formado por: Cláudio Cruz, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e vencedor do prêmio Grammy Awards); Adonhiran Reis, spalla da Orquestra
Sinfônica da UFRJ, professor do Conservatório Brasileiro de Música e ex-spalla da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto; Gabriel Marin, violista da Orquestra Sinfônica da USP e por muitos anos primeira viola da Orquestra Sinfônica Brasileira; Alceu Reis, que como primeiro violoncelo liderou as orquestras do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira, e também foi vencedor do prêmio Grammy Awards.

Sobre Paulo Aragão

É mestre em Musicologia pela Uni-Rio, com seu estudo sobre o arranjo musical brasileiro na década de 30. Bacharel em Violão pela UFRJ, tem trabalho destacado como arranjador e como violonista, integra o Quarteto Maogani de Violões, com o qual já lançou quatro discos (“Maogani”, “Cordas Cruzadas”, “Água de Beber” e “Impressão de choro”) e ministra aulas de violão na Escola Portátil.

Guinga e Quarteto Carlos Gomes
Data: 8 de setembro, sexta-feira, às 20h