Notícias da Diocese

Presbíteros da diocese participam de Curso Missão e Pastoral Integral

Publicado em 13 de setembro de 2017 - 16:53:52

Desde a última segunda-feira, 11 de setembro, padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador Diocesano de Pastoral e padre Antonio Carlos de Camargo, vigário-paroquial da Paróquia Santa Cruz, de Rio Claro, participam do Curso Diocese em Missão e Pastoral Integral, em São José dos Campos.

O curso é realizado pelo SINE (Sistema Integral da Nova Evangelização), integra o trabalho de Missão Permanente e COMIDI e ocorre até esta quinta-feira, 14 de setembro.

CURSO

Este curso apresenta um Plano Missionário e Pastoral que compreende a integralidade da missão da Igreja com seus elementos essenciais e estratégias que tornam possível a realização do que pedem os documentos da Igreja.

Neste curso é apresentado o conjunto da visão e o próprio plano de missão e pastoral do SINE, com sua fundamentação eclesiológica. São apresentados os princípios racionais e os canais práticos para um plano de ação, bem como os princípios e fundamentos, de razão lógica, da Palavra de Deus e dos Documentos da Igreja. Além disso, é oferecido canais, métodos e estratégias para o seu cumprimento, apresentando conteúdo e destacando a ordem adequada.

Temas:
1 – Plano Diocesano da Nova Evangelização.
2 – Missão e Pastoral – Elementos Essenciais.
3 – Querigma: Necessidades e Metas.
4 – Conteúdo da Mensagem e Sistemas.
5 – Destinatários e Agentes: Ministério.
6 – Saída Missionária a Todo Território.
7 – Pastoral de Seguimento para discipulado.
8 – Todos e Tudo em Comunidade.
9 – Elementos para viver na Comunidade.
10 – Catequese Orgânica e Sistemática.
11 – Vida Oracional e Sacramental.
12 – Ação Social Intraeclesial.
13 – Compromisso para Mudança Social.
14 – Estrutura Pastoral: Setores e Ministérios.
15 – Envolvimento Apostólico.
16 – Como Começar.