Notícias da Diocese

Diocese de Piracicaba participa do IV Seminário de Comunicação no Rio

Publicado em 7 de novembro de 2017 - 23:03:23

Promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, teve início na terça-feira (7) e prossegue até sexta-feira (10), o IV Seminário de Comunicação. Tendo como tema “Ser Igreja na rede: a cultura digital como um recurso”, o encontro ocorre no Centro de Estudos do Sumaré, no bairro Rio Comprido.

O encontro reúne mais de 100 pessoas, entre padres, jornalistas e leigos ligados à comunicação de arquidioceses e dioceses de todo o Brasil. A Diocese de Piracicaba está representada pelos padres Anselmo Cardoso Martiniano e Renato Luís Andreatto, coordenador diocesano da Pascom, além da jornalista Rosiley Lourenço, da Assessoria de Comunicação da diocese.

O Seminário foi aberto na noite de terça-feira, pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta e o vigário episcopal para a Comunicação da Arquidiocese do Rio, cônego Marcos Wiliam. Para Dom Orani os meios de comunicação digital (redes sociais) devem ser um dos eixos de evangelização da Igreja. “Devemos utilizar os recursos das redes digitais para potencializar a Palavra de Deus no mundo”, afirma o cardeal.

Um dos organizadores, padre Arnaldo Rodrigues, explica que a intenção do encontro é proporcionar um estudo da Igreja no ambiente das redes sociais e novas tecnologias nos dias atuais. “A Igreja está inserida nesse contexto. E quisemos fazer esse estudo trazendo alguns profissionais dessa área. Esses encontros nos ajudam inclusive a nos prepararmos para os momentos que virão na era digital”, afirmou o sacerdote.

Até sexta-feira, o seminário terá os seguintes conferencistas: o secretário da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé (Dicastério para a Comunicação), monsenhor Lucio Ruiz; o vice-presidente executivo da Qualcomm Technologies, Inc. e presidente da Qualcomm CDMA Technologies (Califórnia, EUA), Cristiano Amon; o jornalista e professor das universidades Facha, Metropolitana do México, Escola Superior de Propaganda e Marketing e PUC-Rio, Fernando Morgado e o assessor da Comissão Episcopal para Comunicação da CNBB, padre Antônio Xavier.