Notícias da Diocese

Diocese realizará retiro espiritual para o laicato

Publicado em 13 de julho de 2018 - 15:33:16

Como parte das atividades desenvolvidas pela diocese dentro do Ano Nacional do Laicato, ocorrerá nos dias 4 e 5 de agosto o Retiro Espiritual para as lideranças de cristãos leigos e leigas, no Seminário Santo Antônio do Alto da Serra, localizado na cidade de São Pedro.

O retiro terá como tema “Espiritualidade no Cotidiano” e abordará a importância da espiritualidade do(a) cristão(ã) leigo(a) no dia a dia de sua vida e no serviço à Igreja e à sociedade. O pregador do retiro espiritual será padre Antonio César Maciel Mota, membro do clero diocesano.

Os interessados em participar devem procurar a secretaria da paróquia, pois há um número limitado de vagas por paróquia. Mais informações no secretariado diocesano de Pastoral pelo (19) 2106-7571.

Segundo a Constituição Dogmática Lumen Gentium do Concílio Vaticano II sobre a Igreja: “os cristãos leigos e leigas, enquanto consagrados a Cristo e ungidos no Espírito Santo, têm uma vocação admirável e são instruídos para que os frutos do Espírito se multipliquem neles cada vez mais abundantemente. Pois todos os seus trabalhos, orações e empreendimentos apostólicos, a vida conjugal e familiar, o trabalho de cada dia, o descanso do espírito e do corpo, se forem feitos no Espírito, e as próprias incomodidades da vida, suportadas com paciência, se tornam em outros tantos sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo (cfr. 1 Pd 2,5); sacrifícios estes que são piedosamente oferecidos ao Pai, juntamente com a oblação do corpo do Senhor, na celebração da Eucaristia. E deste modo, os leigos, agindo em toda a parte santamente, como adoradores, consagram a Deus o próprio mundo” (LG, n. 34).

Já a CNBB no documento “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, “os cristãos leigos e leigas que vivem sua fé no cotidiano, nos trabalhos de cada dia, nas tarefas mais humildes, no voluntariado, cuja vida está escondida em Deus, são o perfume de Cristo, o fermento do Reino, a glória do Evangelho. Eles se santificam nos altares do seu trabalho: a vassoura, o martelo, o volante, o bisturi, a enxada, o fogão, o computador, o trator. Constroem oficinas de trabalho e oficinas de oração” (CNBB, Doc. 105, n. 35); e, “os cristãos leigos e leigas se santificam de forma peculiar na sua inserção nas realidades temporais, na sua participação nas atividades terrenas. Santificam-se no cotidiano, na vida familiar, profissional e social. Os santos movem o mundo” (CNBB, Doc. 105, n. 118).