Notícias da Diocese

Capela Passo do Senhor do Horto é tombada pelo Condephaat

Publicado em 19 de julho de 2018 - 17:08:35

A Capela Passo do Senhor do Horto, denominada “Paço da Via Sacra São Vicente de Paulo”, localiza na Rua Prudente de Moraes, 804, quase na esquina com a Praça José Bonifácio, no centro de Piracicaba, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Turístico do Estado de São Paulo). A notificação de tombamento foi publicada no “Diário Oficial do Estado” do dia 20 de junho de 2018.

Um patrimônio com 145 anos de história, o oratório tem 12 metros quadrados de área, um altar em madeira em estilo barroco e uma imagem de madeira de Jesus Cristo no Horto das Oliveiras, com um cálice na mão. Foi inaugurada em 1873 e restaurada em 2013, a capela está sob a jurisdição Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral.

Histórico - Projetada e executada por Miguel Arcanjo Benício da Assumpção Dutra (Miguelzinho Dutra), a Capela Passo do Horto foi inaugurada durante as cerimônias religiosas da Semana Santa, em 1873. Encomendada por dona Benedita Antonia de Lima Rocha, esposa do dr. Felipe Xavier da Rocha, Juiz Municipal, delegado de polícia e vereador pelo Partido Conservador, foi doada à Igreja juntamente a certa soma de recursos destinados, por meio de testamento, à sua conservação e promoção das atividades litúrgicas. Entretanto não há hoje documentação cartorial que faça referência à propriedade do terreno, exceto em escritura de venda do terreno de esquina, de 1924, que cita o “Passo São Vicente de Paula” como um dos seus limites.

A Capela Passo do Senhor do Horto e tombada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultura) desde 2004 por meio do decreto nº 10.999. É a única capela desde estilo existente no estado de São Paulo.